segunda-feira, 16 de maio de 2011

Desaforo, em Caxambu

Serpentes da medicina se desafiam no balneário de Caxambu

Durante a Semana Santa, fiquei hospedada em Caxambu - MG. A cidade abriga o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 tipos de água, para tratamento de inúmeros males.

Em 1868, a Princesa Isabel e seu marido, o Conde d'Eu, recorreram a uma dessas águas para curar a princesa de uma anemia que a impedia de ter filhos. Grata pelo sucesso do tratamento, a princesa ergueu em Caxambu a igreja de Santa Isabel da Hungria. Desde então, a cidade passou a atrair um número impressionante de nobres e plebeus.

Turistas não lhe faltam e, onde há turistas, há guias tentando mostrar pontos pitorescos e fazer atividades interessantes. Meu guia regional, depois de falar do que sabia e inventar o que ignorava, propôs um desafio, um torneio de desaforos, à moda dos repentistas. Começou mineiramente, com o "clássico":

Uai, uai,
Quem tropica também cai.
Sua mãe morreu sem dente
De tanto morder seu pai.

E daí descambou:

O seu pai se chama Porco.
Sua mãe, Porca Maria.
Seus irmãos são uma porcada.
Olha só que porcaria!

Versos depois, tive que dizer alguma coisa e deixei este mimo do desaforo regional:

Caxambu tem morro e água.
Baependi, mais morro ainda.
Quando seu pai põe anágua,
Sua mãe acha ele linda.

Pronto, participei. :)
Mas que linda brincadeira pro Sábado de Aleluia!

11 comentários:

  1. rsrsrs. Bem inusitada a brincadeira! Não conhecia nem mesmo os "clássicos" :P
    Carla, vc deixou algum comentário no meu blog falando "gostei muito das pinturas e o texto também está bom. Lembrei de você enquanto escrevia para a coluna do XX. Quando puder, dê uma olhada. Segue o link: XX. Bjs, Carla"?
    Tenho a nítida lembrança de ter lido um e-mail com essa informação, mas não encontro nem o comentário no blog (não tenho explicações para isso), nem o e-mail na caixa de entrada (talvez tenha caido na pasta de spam e automaticamente deletado após alguns dias). Estou seriamente cogitando a hipótese de isso ter sido um sonho (quando era criança isso isso costumava acontecer, mas achava que já estava curado #medo).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que brincadeira gostosa, Carla! Percebe-se que voce se divertiu bastante. O beijo de sempre, amiga.

    ResponderExcluir
  3. oi Carla,

    cheguei,
    obrigada por seu carinho,
    amanhã tem você no somente amor,
    é dia de festa!

    muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla! Seu improviso saiu melhor que os do seu guia, mas talvez deixasse assustados os repentistas de algumas décadas atrás. O importante é que os trovadores tenham feito as pazes no final.

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouvi dizer que, para que se tenha o que dizer em blogs, é preciso sair e conhecer pessoas e lugares e mundos vários. Carla, começo a perceber que é assim mesmo; pois essa sua viagem a Minas tem rendido a você ótimos textos como esse que acaba de postar. Ocorre que as minhas andanças efêmeras pelo mundo(o quintal de casa)não tem a mim rendido tanto. Talvez por serem efêmeras, talvez por ser o quintal de casa, ou talvez porque não sei ver o que há aí mundo afora. Diga-me, Carla, que essa última possibilidade não é verdadeira.

    ResponderExcluir
  6. Gente, o Louro é muito gentil e modesto. Seus textos são interessantíssimos. Recomendo uma visita a seu blog. Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  7. Olá poetisa Carla, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Feliz e agradecido por tua visita e comentário sempre tão gentil e carinhoso.
    Caxambu é bela, assim como São Lourenço, que também tem o Parque das Águas.
    E gostei também dos seus versos criativos no desaforo. E muito mais limpo também.
    Eu na verdade desde criança que tenho receio e admiro o vento, desde o dia em que minha mãe pegou os três filhos e passamos o final da madrugada e parte da manhã no quintal, com medo da casa cair, a cada rajada de vento o telhado rangia e a casa balançava demais!
    Fiquei feliz que tenha gostado deste pretenso poema, pois ele nasceu da lembrança daqueles dias! Desejo a você e todos ao redor sempre muitas felicidades, e grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  8. Ei Carla... Também adoro viajar e conhecer a cultura local. Tudo isso sempre novos traz novos aprendizados que vamos agregando aos que já possuímos.
    Quanto aos versos e repentes... O seu arrasou! Ele de anágua só podia ficar "linda" mesmo... rsrss

    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  9. Sim Carla, nestas cidades turísticas achamos de tudo...
    Ainda tempos atrás quase passei por lá.
    Fico muito aqui em Varginha e é um tirico de espingarda até Caxambu.
    Um beijinho...

    ResponderExcluir
  10. hahhaa, na moral. Se amarrei, sacra brincadeira esta. Quero brincar tb.

    ResponderExcluir
  11. Menina, que coragem a sua, hein? huahauuahuha Venceu o desafio, tenho certeza! Ou será que alguém conseguiu responder à altura? Duvi-dê-ó-dó!
    Bjooo

    ResponderExcluir