terça-feira, 10 de maio de 2011

Nhá Chica

Eu e a estátua de Nhá Chica, doada por Paulo Coelho

Hei, pessoal, já ouviram falar de Nhá Chica e seus milagres?

Confesso que, antes de chegar a Baependi - MG, na Semana Santa, nada sabia a respeito dessa senhora cujo processo de beatificação está em andamento no Vaticano.

Por favor, não confundam Nhá Chica com Chica da Silva, que, de santa, não teve nada.

Filha de escrava e senhor de escravos, Nhá Chica viveu seus 87 anos de pobreza e dedicação à Igreja durante o século XIX. Seus contemporâneos já a consideravam sábia e santa por seus conselhos e graças obtidas através de orações a Nossa Senhora da Conceição, a quem chamava de "Minha Sinhá".

O escritor Paulo Coelho atribui à proteção de Nhá Chica o fato de haver sobrevivido a um gravíssimo acidente de carro e, também, o sucesso de sua carreira como escritor. A estátua na foto acima foi um presente dele à igreja de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como igreja de Nhá Chica, em Baependi.

Gostei de conhecer Nhá Chica e só não lhe pedi uma forcinha pros meus escritos porque era sexta-feira, dia em que a santa preferia não atender.

13 comentários:

  1. Muito maneiro a estátua, me lembrou as do cemitério da Recoleta. Não preciso nem dizer que adoro fotos de viagens, né? Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. oi Carla,

    adorei conhecer,
    pois nem o mineiríssimo do meu marido
    conhecia...
    que bom que as pessoas ainda se preocupam em valorizar o bem...

    o mundo tem esperanças,
    e isso me deixa muito feliz...

    beijinhos
    muitos beijinhos
    minha linda

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse fato e, agora, lendo esse texto, sem nada pedir à Nhá Chica, eis que ela já me concedeu uma ajudazinha...Aumentou o meu QI. Beijos, Carla!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla, que tudo esteja bem contigo!
    Você me parece muito bem instalada ao lado desta imagem de Nha Chica, ver esta imagem bateu uma saudade de viajar, é muito bom conhecer novos lugares e pessoas, como também é bom voltar para nosso lar cheio de novas imagens e conhecimentos sobre outras pessoas de outros cantos deste imenso país!
    Bela postagem Carla, como sempre por aqui encontramos! Agradecido pelas visitas e comentários desejo a você e todos ao redor muitas felicidades, um grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  5. sílvia regina de oliveira10 de maio de 2011 às 23:42

    Carla,

    Apenas ouvido falar em 'Nhá Chica', mas conhecer sua história através dessa estátua já é um bom começo! Certamente essa linda senhora vai se tornar santa e atender nossos pedidos de bom grado, em dias outros, que não de sexta!

    Bom tudo, especialmente sorte! (que nem precisa, na verdade, seus escritos são ótimos!)

    Bjs, Safyra

    ResponderExcluir
  6. Puxa! Legal saber da Nhá Chica, sobre quem ainda não tinha ouvido falar, e mais ainda de ver você na foto com a estátua. Tô aqui tentando imaginar se foi por causa da sexta-feira mesmo que você não pediu ajuda pra ela... eu só não vou dizer porque eu também não pediria porque tenho medo (depois te conto de quê). Abração!

    ResponderExcluir
  7. Não creio que Nha Chica esteja propensa a atender a um pedido meu, porque não lhe sou devoto e ainda não estou em paz com uma porção de santos. Mas junto-me a Shirley na questão do QI, pois saio desta leitura um pouquinho menos inculto.
    Abraços, Carla!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que desconhecia completamente esta personagem Nhá Chica. Parabens pela sua brece descrição.

    ResponderExcluir
  9. Querida Carla
    Nunca ouvi falar de Nhá Chica, não.
    Chica da Silva, sim, conheci da novela brasileira que passou cá em Portugal:).
    Costumo dizer que todos os dias aprendo qualquer coisa; hoje a aprendizagem tem o nome de Nhá Chica.
    Obrigada pela partilha.
    Vc está linda na foto.

    Beijinho GRANDE e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga Carla muito legal vc botar essa estatua para nos ficarmos conhecendo um pouco da historia dela eu mesmo nunca tinha ouvido falar...

    Beijos de Luz...

    Bom final de semana ...

    ResponderExcluir
  11. Não creio que Nhá Chica esteja propensa a atender meus pedidos, pois não lhe sou devoto e, além do mais, resta-me fazer as pazes com uma porção de santos. Mas penso como a Shirley na questão do QI, pois saio desta leitura um pouquinho menos inculto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carla
    Não sei se vc chegou a ler o meu comentário do dia 12... Como não o vejo aqui, e tenho a certeza que o fiz, com certeza sumiu, como tantos outros...
    Nele eu dizia que não conheço Nhá Chica - apenas conheci Chica da Silva através da telenovela brasileira que foi exibida cá em Portugal- mas, a exemplo do que aconteceu com tantos escravos, teve uma vida de grande sofrimento. Bem merece, por isso, a beatificação.
    Vc está muito bonita bessa foto.

    Muito, muito obrigada por seus votos. Não vai ser fácil ganhar... rsrsrsss

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Não, eu não conhecia Nhá Chica... mas estou aprendendo é a conhecer "a senhora", dona Carla! Está me saindo muuuuito engraçadinha!!! hahahahaha
    Quer dizer que sexta n~]ao é dia da santinha atender? Sei.

    Bjooo

    ResponderExcluir