segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um Grande Colecionador

Outro programa imperdível em Recife é visitar o Instituto Ricardo Brennand. Reparem bem que eu escrevi "Ricardo" e não "Francisco". Os dois são primos e têm 83 anos. Francisco é o artista da Oficina de Cerâmica Brennand. Ricardo é o colecionador de armas e arte, que construiu um castelo para guardar parte de sua coleção.

O castelo faz parte do complexo que inclui pinacoteca e biblioteca

O Instituto Ricardo Brennand é aberto ao público. Você pode percorrer o local sozinho ou optar por uma visita guiada. Veja os horários no prédio da pinacoteca, onde se encontra a exposição de arte e cultura do período "Brasil Holandês", além de obras sacras barrocas, estátuas de cera da corte francesa, sarcófagos e várias obras de períodos e autores diversos.

Escultura em tamanho natural

Poucas cordas, cercando algumas peças especiais, possuem alarmes. Em geral, as obras se encontram ao alcance das mãos. Adultos e crianças devem resistir à tentação de tocar os objetos não apenas para evitar causar-lhes dano, mas pela segurança pessoal. As armas brancas são verdadeiras e podem ferir.

Há dezenas de armaduras. Até para cavalo e cachorro.

A exposição se estende pelos gramados do castelo. Há esculturas de Botero à beira do lago. Um guarda com um apito fica a postos para controlar as crianças que pretendam escalá-las.
 
 
Amazona gigantesca de Botero

Recentemente chegaram ao instituto grandes estátuas de deuses e outras peças indianas. Estão no castelo, em meio a armas brancas, quadros, vitrais, esculturas e algumas armas de fogo, como os pequenos canhões. Épocas e lugares se misturam. Recomendo a visita guiada.

10 comentários:

  1. Meu Deus!!! Esse eu NUNCA tinha ouvido falar! Sou desatenta??? Está anotado para a próxima visita à filhota!!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. É, pessoal, vale a pena conhecer. O Instituto Ricardo Brennand nasceu em 2002. Já a Oficina de Cerâmica do Francisco Brennand tem quase 40 anos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Meus primos são uns manés mesmo. Quando fui a Recife, não me apresentaram nada disso. Tá certo que eu era uma criança e sequer sabia quem era Botero. Entretanto, hoje em dia sou fã do pai das gordinhas e gordinhos... Valeu pelas dicas, estou adorando seu passeio. Beijos

    ResponderExcluir
  4. No gramado do Instituto, tem um hipopótamo do Botero que é a fofura das fofuras! É gordinho pros lados. :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito seu blog,parabens passei para desejar uma boa noite...eu tambem tenho um blog Quase Tudo http://jrthomaz.blogspot.com/ ja to seguindo o seu...

    Um grande abraço....

    ResponderExcluir
  6. Olá minha cara Carla, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
    Um belo museu que merece visita, obras incríveis e belas.
    Agradecido por compartilhar estas belezas com seus amigos de blog.
    Perdão pelo segundo aviso, eu tenho a péssima mania de abrir uma janela estreita pra caber duas e não havia visto toda a sua página, e obrigado mesmo por estampar o comemorativo selo em seu belo espaço de belos poemas e postagens interessantes!
    Então este seu admirador de sua poesia e amigo está perdoado! Desejo que sim, foi apenas um pequeno e deselegante deslize! Desejo pra você e todos ao redor iluminada e feliz existência sempre, obrigado pelo carinho de suas visitas e comentários, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  7. Uma exposição a não perder.
    Deve ser uma espetacular visita, essa ao Instituto Ricardo Brenand.

    ResponderExcluir
  8. Eu não confundiria nem associaria , apesar de primos, o Fernando ao digníssimo e incrível Ricardo Brennand.Ricardo é de muito bom gosto, as obras que ele colecionou durantes 40 anos estão lá para nos causar um êxtase Eu indico o INSTITUTO RICARDO BRENNAND a todos, é perfeito, a rainha Sophia da holanda idealizou junto ao Ricardo a planta do castelo onde estão as obras de Enkout e ela mesma veio aqui para fiscalizar as obras e o Ricardo idealizou o restante do instituto. Já o outro o ceramista é de extremo mau gosto, um plagiador do período paleolítico da idade da pedra com gosto para o grotesco. Senti-me muito enjoada e com arrepios naquele ambiente mau harmonizado e cheio de coisas ridículas E ele possui tendencias pedófilas sua pintura é repleta de meninas novinhas nuas.

    ResponderExcluir