quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Oficina Brennand

Depois de longa e ensolarada ausência, aqui estou para atualizar o blog e contar o que tem de imperdível em Recife.

Nossa Senhora, que esculturas!

Começo pelo universo surrealista da Oficina Brennand. Trata-se de uma velha fábrica de tijolos e telhas que o artista Francisco Brennand, atualmente com 83 anos, herdou e transformou em uma colossal exposição de suas esculturas em cerâmica.

Em cada peça, as iniciais F. B. e o ano de criação

Prepare-se para andar bastante. O lugar é enorme e tem obras por toda parte: nos jardins, no salão das esculturas, na Praça Burle Marx, ao redor do anfiteatro, nos pequenos templos construídos nos antigos fornos para cerâmica e por aí vai.

A cerquinha de arco e flecha simboliza um orixá. Quem adivinha qual?

O conjunto arquitetônico, com suas esculturas fálicas e símbolos religiosos, parece uma recriação onírica de um templo pagão, dedicado à fertilidade.

Parte do Templo Central, cercado por água e ovos

Programa contraindicado para os casos graves de intolerância erótico-religiosa.

Há esculturas menores à venda

13 comentários:

  1. Carlinha, as fotos estão muito boas mesmo. Bateu uma certa inveja. Sabe, quando eu era ainda mais criança e estive em Recife, ninguém me indicou uns lugares cults destes. Só era papo de tubarão com cheiro de melancia pra lá e pra cá.

    Eu faria, inclusive, uma mudancinha no final do texto: "Programa contraindicado para os casos graves de intolerância ERÉTICO-religiosa. hehe. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Carla, querida, pareceu-me estar andando com voce em meio a tanta obra de arte. Chegou a fazer bem para o espírito. Obrigada por nos mostrar isso tudo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Úia!!!! que coisa mais linda, também fiquei com inveja rssssss, e não fiquei nada surpresa!!! além de : Poetisa, escritora, empresária, twiteira (sei lá se é assim que escreve)Blogueira, agora fotógrafa, eita nóis!!!! como é bom ser amiga "pilota" desse helicópero eclético.
    Vem vinda !!!!!
    beijos
    Mara

    ResponderExcluir
  4. Carla adorei sua dica, as obras de Francisco Brennand são fabulosas bem indicadas para os amantes da arte e da criatividade! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Carla, simplesmente o máximo! Adorei!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carla minha cara, desejo que tudo esteja ótimo contigo, sempre!
    É bom demais viajar! Quando estive em Campos do Jordão visitei um museu neste estilo, não erótico assim, mas com esculturas várias feitas por Felícia, no Museu da Felícia, um lugar belíssimo também com esculturas espalhadas por todo o terreno belo e gramado, e também cheio de árvores. Quanto a este local que visitou, eu diria que é totalmente contra indicado para os de moralismo falso e hipócrita, estes sim vão torcer os falsos narizes! rsssrss. Desculpe abusar no comentário, o caso é que não consigo entender como alguns criticam educação sexual nas escolas e no carnaval compram ingressos nos melhores pontos, em camarotes pra ver as mulheres nuas, é o fim! Parabéns pela bela postagem repleta de cultura, pelo prêmio Vejablog, e por trazer o selo do sotblog pra cá, obrigado mesmo, sem você e todos que me visitam ele não existiria. Desejo pra você e todos ao redor tudo de iluminado sempre, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, pessoal, pelos comentários cheios de carinho, bom humor e inteligência! Vocês são incríveis! As fotos são de autoria do Leroy, marido e chefe. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vc acredita que morei 6 anos em Recife, e passei 19 indo lá pelo menos 2 vezes ao ano e NUNCA fui nesse lugar? Conheço as esculturas de Brennan do espigão de Brasília Teimosa (lugar lindo de visitar!), todas com sentido erótico... hehehe

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  9. olá...
    venho lhe convidar para, comemorar comigo durante esse mês o aniversário de 2 anos do Blog "Reflexões"...
    Sua presença para mim será motivo honra, e alegria....!!!
    Te aguardo por lá...
    Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  10. Carla, voltei para arriscar,rs. A cerquinha de arco e flecha simboliza...Ogum?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla minha cara, desejo que esteja tudo feliz contigo!
    É por este tipo de atitude que desejo conservar nossa amizade por mais estes muitos anos que trilharemos esta vida, creio que poderiam ser as imagens feitas por você, mas sua atitude de creditar a autoria das imagens ao seu esposo e chefe como você mesmo diz demonstra sua plena conciência do que seja decência. Parabéns! Desejando sempre pra você e todos ao redor iluminada existência repleta de felicidades sempre, agradeçop pela sua visita e comentário, e não se esqueça de pegar seu selo, os amigos são os maiores merecedores dele pelas freqüentes visitas! Obrigado, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  12. pelo que as fotos mostram deve ser uma exposição maravilhosa

    ResponderExcluir
  13. Shirley, minha linda, sua adivinhação passou perto! O orixá do arco e flecha não é Ogum, mas é o irmão dele, Oxóssi, o caçador de uma flecha só. Obrigada por topar a brincadeira de adivinhar! Beijos!

    ResponderExcluir