sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Nada Light

Bom, vamos ampliar o panorama e adoçar o rumo desta prosa! Em vez de apenas Recife, o Nordeste em geral. Que tal um pouquinho de arte degustável?

Bolo de rolo. O certo é fatiar fininho assim.

No café-da-manhã de qualquer hotel nordestino que se preze, você vai encontrar bolo de rolo. É um tipo de rocambole de massa amanteigada, fininha e com recheio de goiabada. No Shopping Recife, tem bolo de rolo em caixas, super prático pra viagem. Não comprei e me arrependi.

O queijo coalho até que é meio light. Já o melaço...

Outra delícia do café-da-manhã é o queijo coalho. Acontece que eu adoro queijo, então comia queijo coalho com melaço no lanche e um sanduíche de dois andares, de queijo coalho com fritas, no jantar.

Um doce com muitos nomes: caju passa, passa de caju, caju ameixa...

Caju passa é um doce que vale a pena experimentar e levar pra casa. Dá um trabalho medonho pra fazer e é divino. Deixe, também, um lugarzinho na mala pras barrinhas de caju e pro nego bom (uma bala de banana batida com açúcar quase queimado).

Nego Bom parece bananada comum. Só parece.

É claro que o Nordeste tem pratos sofisticados à base de peixe e frutos do mar. Mesmo bares e restaurantes simples podem fornecer refeições de primeira, acompanhadas por um bom vinho. Essas eram as opções do meu marido. Como sou uma formiga quase vegetariana, preferia queijo coalho, água de coco e um docinho.

8 comentários:

  1. Carla, querida...Bela amiga voce é, hein? Estou aqui, salivando feito o cão de Pavlov...Assim mesmo, mando-lhe um beijo, rs!

    ResponderExcluir
  2. Cacetada, vi isso na hora errada. Quase mordi a tela e, neste momento, fiquei desesperado pra comer um troço desses. Maldita, Carla!

    ResponderExcluir
  3. E há uma fábrica de bolo de rolo aqui na esquina de casa...hahahaha eu mato e morro por esse bolo, e por nêgo bom. Deveriam ter comido bolo Souza Leão, também. Enfim, que bom que gostaram demais daqui. Sejam sempre bem-vindos! =D

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
    Sem querer ser chato, mas, creio que muitos amigos virtuais seus estão torcendo pra que você quebre a sua rotina vegetariana! Postar imagens de guloseimas deste calibre, não deixou muitos com cara de bons amigos, além de tudo ainda recomenda! Brincadeira minha cara, mas o fato é que deixou muitos agitados e salivando. Carla, desejo pra você e todos ao redor iluminada e feliz existência sempre, obrigado pelas visitas e comentários sempre carinhosos e grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Eita, eu sempre chegando depois da degustação!!!! ai!! que "reiva", mas acho que sobrou uns "farelos" para meu deleite né???
    Isso não se faz!!!! principalmente com "a pilota" do helicóptero, "ela" pode ficar pensando no "bolo de rolo", se "embolar" toda e "rolar" chão abaixo, com todas as freiras a bordo. Isso não se faz!!!!
    bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  6. Ah, como eu não vi esse post antes? Só agora, revisando o google reader, foi que vi... e justo no dia em que resolvi recomeçar a dieta??? MAldade pura!

    Sem contar que eu conheço tudo isso de perto, e apesar do bolo de rolo ser patrimônio imaterial de Recife, por aqui também se acha. Claro que não tão fininho, mas muito gostoso também.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  7. Depois eu que sou torturadora gastronômica... Mas, no seu caso (que é ainda mais cruel - sim, pelo texto refinado e as fotos quase reais, que são a prova da sua intenção de despertar os desejos alimentares de seus leitores), essa tortura não é de todo ruim: calorias a mais para a cultura e para a vontade de passear, conhecer e comer... pena que a melhor parte precise continuar só na vontade. Abraço, querida!

    ResponderExcluir
  8. Fico muito feliz em saber que você gostou daqui. e que paladar refinado, o seu! =D

    Venha sempre, querida! \o/

    Assim como o Álisson, também tenho uma fábrica de bolo de rolo pertíssimo de casa, e minha avó faz uma passa de caju que é uma perdição...

    Apareça! =*

    ResponderExcluir