quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cristaleira

Quem nunca roubou doces atire, pra cá, o primeiro bombocado!

Cristaleira

Divindade inexorável,
A cristaleira da sala
Guardava porta-retratos
Dos quais ancestrais me olhavam.
Gente que, fora da foto,
Vivia menos altiva
Parecia reprovar-me.

Arrogante cristaleira
Cheia de taças compridas
Que a ninguém interessavam
Guardava, ainda por cima,
Bem lá em cima, na verdade,
Um grande pote de doces
Que eu ganharia se fosse
Um doce por não roubá-los.

15 comentários:

  1. Que bonito! Afinal, voce ganhou um doce? Conseguiu ser um? Ela o permitiu, ou continuou com sua arrogancia?
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ah! Carla,rs...As intocáveis cristaleiras, das casas antigas, que ainda trazem saudades. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Queridas Cleia e Shirley, não confiem em cristaleiras! Elas prometem muito, mas só sabem dar saudade. Ai que saudade que eu tenho do doce que não roubei! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Que belo e saudoso poema encontro aqui no seu cantinho! Da minha casa eu não me lembro de potes de doces na cristaleira, talvez por nem sempre encontrar um pote de doce nela, mas da casa da minha tia! Jamais esqueço os potes cheios de doces que ela fazia. Era de mamão, banana, abacaxi, sempre que olhava para a direção que deviam estar os potes havia um com cor diferente, e isso me fazia almoçar toda a comida pra ganhar a sobremesa. E como sempre vivi seguindo regras, eu nunca peguei sem que me fosse oferecido, pois eu imaginava o quanto seria triste ficar um dia sem provar aquelas guloseimas, pois sempre após o almoço e o jantar ela servia poções generosas daquelas gostosuras, por isso nunca roubei os doces da titia!
    Parabéns por belo e cheio de lembranças texto poético! Desejo pra você e todos ao redor tudo de bom e iluminado sempre, agradeço pelas visitas e comentários sempre carinhosos e gentis, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla, voltei para agradecer sua visita e comentário, menos mal não ter se machucado, na descida um pouco emergencial sobre as vaquinhas e seus "adubos" ainda vou realizar este velho sonho, voar de asa delta, e será lá em Santo Antonio do Pinhal no lugar daquela imagem que é realmente de sonho! Eu escrevi certo mesmo, é uma experiência inenarrável não é verdade!
    Tudo de iluminado pra você e todos ao redor sempre, agradecido pelas sempre carinhosas e alegres visitas e comentários, grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  6. Que lindo e saudoso poema que me recorda os tempos da minha meninice, quando tentava roubar os doces guardados na cristaleira.

    ResponderExcluir
  7. querida Carla!!! Obrigada pelo carinho que você me tem!!! desejo para você e os seus o melhor Natal o melhor Ano, o melhor de tudo. E que para o próximo ano continuemos juntas, unindo forças para um "mundo melhor".
    FELIZ NATAL...FELIZ ANO NOVO DA PAZ.
    beijos
    Mara Bombo

    ResponderExcluir
  8. Menina Carla, você sabe como provocar "arritmias" e outras "ias" e sentimentos de gratidão!!! Os helicópteros já estão prontos para "voar" 2011 e outros mais, e quanto mais freiras do Mosteiro melhor !!!!
    E aqueles versos do Gatinho animado...ah!!!! fiquei tão "piradinha" quanto a bolinha vai e vem!!!
    Grata menina!!!!
    bjs
    Mara

    ResponderExcluir
  9. Olá Carla, cá estou para agradecer pela dica do r, realmente tinha razão, faltava esta letra para se completar a palavra. Obrigado por me avisar, tenha um ótimo natal e um ano novo maravilhosamente melhor, grande abraço e até mais! Não se preocupe que se eu perceber eu te aviso, creio não se tratar de nada além de respeito, isso que você fez, e me faz sentir por você muito mais carinho e respeito que antes já sentia! OBRIGADO! E desculpe!

    ResponderExcluir
  10. Olá Carla, passando pra dizer que o sotblog completou um ano e um amigo fez um selo a meu pedido pra comemorar a data, e você como responsável por esta existência está convidada. Na próxima visita ao sotblog, traga o nosso selo, como prova de amizade e de sua contribuição pra ele existir! Que você e todos ao redor tenham iluminada existência sempre, grande abraço e até mais! Um deveras feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla! Feliz ano novo!
    Eu sou muito curioso sobre meus ancestrais. Acho incrível pensar que eles todos estão no meu código genético, e que o comportamento de todos eles corroboraram para o momento que vivo hoje. Essa teoria do caos (e complexidade?) me fascina.
    E tenho com eles, estranhamente, também uma relação de responsabilidade. Como se eu não pudesse deixar como vã a história deles, me esfarçando para que a minha (que também é a deles) dê certo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou passando eh... Gostei do poema e ele reflete um mundo de criança com seus sabores e criança que já não gosta mais de colo, mas de pular, brincar e comer doces. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Muito bonitinho, Carla. Sempre bom ler seus textos, inda mais numa volta (nem tão volta assim) ao trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Parabéns minha amiga!!!! Começar o ano recebendo prêmios é muiiiitoooo bom!!!! você merece, esse e muitos outros!!!! espere e verá rsssssss.
    beijos
    Mara

    ResponderExcluir
  15. Olá Carla, desejo que tudo esteja bem contigo, sempre!
    Passei pra agradecer pela visita, e parabenizá-la pelo prêmio, deveras merecido!
    Obrigado por todo o carinho de suas visitas e desejar iluminada existência pra você e todos ao redor sempre, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir