sexta-feira, 7 de março de 2014

Flanelinhas e Manobristas

Google Images

Acabou de sair, no Diário do Engenho, minha crônica Flanelinhas, manobristas e clientes VIP.

Será que existem flanelinhas em Portugal? Pelo bem dos portugueses, espero que não. O dicionário Aulete define "flanelinha" como "Pessoa que, em troca de dinheiro, vigia veículos estacionados nas ruas". Só faltou acrescentar que a gente paga por medo de que o próprio flanelinha danifique o carro.

O termo "flanelinha" é mais usado no Rio de Janeiro. Na cidade onde você mora, tem algum nome diferente pra esses profissionais? Se tiver, por favor, me conte.

10 comentários:

  1. Oportuna crônica, minha amiga. Comentei lá e respondi sobre as minhas gatosas, lá na cadeirinha...Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Ribeirão Preto somos chamados de "chefia"... e ai de quem não oferecer imediatamente o que pedem... Prejuízo na certa. Houve uma tentativa de cadastrá-los tamanha era a baderna flaneleira na região de bancos, escolas, hospitais e cemitérios... Mas, pelo que sei nada deu certo, pois a maioria fugia de ser cadastrado! Estranho, hein? Será por quê? Isso mesmo. Bingo! Flanela lembra limpeza, mas no caso é bem o oposto: sujeira na certa!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga
    A minha missão de hoje (nobre missão!) é apresentar parabéns e desejar um muito feliz DIA DA MULHER!
    Um beijo especial pelo dia de hoje.
    Miguel

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, sei que não é da minha conta, mas onde é que tu tava hein? Tatá e eu acabamos de ler seu texto "Flanelinhas e Manobristas". Quantas verdades (assombrosas), quantos ensinamentos (assustadores), quanta poesia ao descrever a cortesia, educação e bem servir dos profissionais citados, Decididamente amiga, vc não existe. Só dou graças a Deus pq eu e Tatá, além de não dirigirmos, não temos carro, não vamos a balada e nem temos amigos VIP. To te esperando. Beijos!.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, acabo de chegar do "Engenho", onde comentei.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Também estive lá :)
    Ótimas suas observações sobre o sub-Porsche, o cara que gostaria de não precisar tocá-lo e de outras, que não perdoam e fazem rir e pensar... Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  7. Já saímos de casa carregando as moedas, para o parquímetro e para o flanelinha. Mas, não tenho tido contato com este último, pois, quando vou ao centro da cidade, deixo o carro durante horas, no estacionamento do Bradesco.
    Valeu, Carla, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá prezada, e que tudo esteja bem!

    Voltando de minha estada por lá, passo cá somente para agradecer e parabenizar, por mais esta bela postagem de intensas e verdadeiras palavras, sempre elaboradas ao teu estilo, como bem sabe!
    Obrigado, tudo de bom pra você sempre com felicidade intensa, e até mais!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carla
    Fico feliz por ter gostado da minha postagem sobre o Dia do Pai.
    Os seus olhos... sempre me vendo sob aquela capa da gentileza :)
    Obrigada, querida.

    Desculpe aproveitar este espaço para agradecer a informação sobre o Face, que experimentei mas não resultou. Deve haver ali qualquer "voltinha" que não estou a cumprir... Na segunda feira debruço-me sobre o assunto. Hoje não posso - daqui a pouquinho vou sair, e à noite ao cinema; amanhã... como habitualmente, almoçar com a filhota :)
    Na segunda feira estaremos a postos novamente.
    Até lá... tudo de bom (ou do melhor, se for possível)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Carla
    Como tive agora um tempinho disponível aproveito para visitar os blgos amigos.
    Fui ler a sua crónica, de que gostei muito, mas nem tentei comentar lá porque da última vez não gostaram de mim :). A verdade é que também não tenho muito tempo e tinha que preencher umas quantas coisas.
    Aqui onde me encontro não há essa "espécie animal" que em Portugal tem o nome de "arrumador", porque, teoricamente, ajuda a arrumar os carros e arranja lugar em locais difíceis de estacionar.
    Como estou a trabalhar numa cidade pequena, tipo medieval, os carros
    e respectivo movimento não são assim tantos que justifiquem... flanelinhas :)

    Desejo-lhe uma semana com muita alegria.
    Um beijo do amigo
    Miguel

    ResponderExcluir