sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ciência Divertida

Vídeos que abordam a ciência de maneira divertida

Acabou de sair meu novo texto no Digestivo Cultural: Educação divertida e diversão educativa. Tem uma porção de links para experiências e vídeos interessantes. Divirtam-se!

11 comentários:

  1. Sua interpretação e orientação educacional - do ontem e do hoje - tem tudo da realidade em que vivemos. Era década de 1990 quando em reunião de professores disse: - "preparemo-nos que logo mais, professor será descartado"... Acho que não errei por muito não. Quase apanhei naquele dia. Mas alertava para o fato da escola estar defasada diante da "diversão educativa" que motivava muito mais nossos alunos que nossa empírica "lousa/cuspe/giz"... Tudo bem, que caminhamos, modernizamos, várias tecnologias nos envolveram, mas com essa qualidade na formação de professores, fica muito difícil competir com a internet. É visível o olhar de indignação dos alunos quando percebem a desatualização do seu professor! Esse por sua vez não tem como atualizar seus equipamentos na velocidade em que são lançados no mercado. Observe seu salário. Isso não é nada divertido a desigualdade de classe social entre educador e educandos! Desmotivante e desmoralizante! É só observarmos: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) para constatarmos a triste realidade! Seu texto é uma dissertação de mestrado, Carla! Parabéns!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A internet tem um montão de coisas boas mesmo, mas como também tem o contrário é muito útil termos um filtro com indicações inteligentes pra ir mostrando os melhores caminhos pra gente. Eu sou fascinada por slow motion e vou conhecer a experiência das bolhas de sabão.
    Um abraço, Carla querida!

    ResponderExcluir
  3. Querida Carla
    Acabei de tomar o "Digestivo" :)
    Com certeza também usam no Brasil esta expressão - "tomar um digestivo" - que significa tomar uma bebida após as refeições para ajudar a digestão; na minha opinião não passa de desculpa para se meter nos copos :))))
    O que interessa, agora, é dizer que gostei muito, consultei muitos dos links que você refere, e, inclusivamente, adicionei na minha página do Youtube 2 vídeos de que gostei especialmente. Deixei até comentário num deles.

    Muito obrigada pelas suas palavras carinhosas expressas na minha «CASA», que me dão alento para "tentar" continuar num campo onde me sinto bastante insegura - a poesia.
    Vamos ver se conseguirei publicar no final dos meses (para além do habitual post dos dias 14)

    Um fim de semana luminoso lhe desejo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carla. Já passei pelo digestivo.... parabens amiga! Tem tudo a ver com a realidade que vivemos. Adorei!! Bjos e obrigada pelo carinho. Um feliz domingo.

    ResponderExcluir
  5. Considerações muito apropriadas, querida Carla. Depois, com mais tempo, quero usufruir daquelas dicas.
    Beijo e ótima tarde!!!

    ResponderExcluir
  6. Que massa esse tema. Vou lá agora mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Caraca Carla, já salvei teu post aqui porque quero enttar em cada link aud vc deixou lá mais tarde! Hahahahaha

    Amei o texto.

    ResponderExcluir
  8. Do seu comentário no Cadinho, o Xamã está liberado pra passear na rua só a partir de março que é quando estará respaldado pelas vacinas.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Olá prezada Carla, e que tudo esteja bem!

    Como sempre, os teus escritos são deveras interessantes, e sendo assim já passei lá e deixei meu rastro, e ainda agradeço por compartilhar sempre!

    Assim desejo que seja sempre deveras feliz e intenso o teu viver, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla. Quero agradecer a carinhosa visita e desejar uma ótima semana! Obrigada! Aguardando novo post. Bjos!

    ResponderExcluir