segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Crença e Descrença

"Num mundo onde todos dizem a verdade,
...ele acabou de inventar a mentira!"

Já saiu, no Digestivo Cultural, meu novo texto chamado "Liberdade de Crença e Descrença". Sei que o assunto é controverso. Por isso mesmo agradeço aos amigos que já leram e me deram uma força pelo Twitter, Facebook e até por e-mail. Muito obrigada, pessoal!

17 comentários:

  1. Oi, Carla!
    É bom ler e trocar ideias com pessoas que não são fechadas à aceitação do diferente. Gosto muito dos seus textos.
    Exatamente por terem vivido tantos anos proibidos de conviver com o diferente, certas comunidades entram em crise e agem com violência diante do outro, que assusta.
    Parabéns!
    Um abraço \o/

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, que tudo permaneça bem contigo!

    Já passei por lá, deixei meu rastro pelo face.

    E como sempre, parabéns pelo belo e inteligente texto e sempre com o teu estilo seriedade com uma pitada de humor, o que sempre torna teus escritos encantadores!

    Apenas penso em como é complicado ser um religioso, com a ideia de que somente a minha religião é a correta!
    Ser religioso é normal, ser fanático é um grande mal!


    E assim me vou deixando meu agradecimento por tua amizade e visitas, e também por compartilhar sempre belos textos, eu desejo a você um viver de intensa felicidade, um enorme abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Oi, CArla!
    Li seu ótimo artigo no Digestivo! Fixo-me no termo Liberdade e, no clichê - responsabilidade e bom senso. Na minha modesta opinião devem caminhar juntos. Quando falo, ataco ou afirmo, no mínimo devo ter bom discernimento, fazendo jus ao que aprendemos que meu direito termina onde começa o do outro. Crer e/ou descrer de algo ou de alguém parte sempre de um modelo preconcebido que fazemos. Adoramos julgar e sempre nos colocarmos na situação de privilegiados "donos da verdade". Admiro aqueles que têm a capacidade de ouvir, respeitar, assimilar ou não as diferenças, mas sempre com muita ética. É uma questão de "inteligência emocional".
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amiga Carla. Boa noite amigo Leroy. Calma amiga, não chegou a ser um incêncio, senão não teria sobrado nadinha do motor home... apenas um pequeno início de fio queimado... que certamente levaria ao princípio de incêndio... mas graças à DEUS estava em casa e pude desligar a corrente a tempo... Bolinha como sempre estava comigo... ainda bem que eu estava em casa,agora sempre que saio ou vou dormir desligo a corrente, pois não preciso de luz de madrugada... melhor prevenir do que remediar né... um grande abraço... volto para ler tua crônica... tenham uma ótima semana, fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  5. oi Carlinha,

    gosto muito do seu jeito inteligente de escrever,
    mas religião é um assunto que me incomoda um pouco,
    não gosto de veneração,nem poder de convencimento,
    muito menos que existe uma única verdade,
    mas respeito a crença de cada um...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Na primeira oportunidade passarei por lá.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  7. Carla, você disse no final do seu texto, que os profetas, claro, tem o direito de errar...Sobre a Bíblia,Leonardo da Vinci disse que ela não chegou por fax do céu...Mas, deixa prá lá, não quero fazer o que fez Nakoula rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Minha querida

    Um texto muito belo e que dava pano para mangas, eu acho que o fanatismo, qualquer que seja é muito ruim e só tráz discórdia como se tem visto ao longo dos tempos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela força, pessoal! Não foi fácil escrever esse texto. O assunto é um campo minado. Por enquanto ninguém quis me matar. Tomara que continue assim. :) Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Está lá no DIGESTIVO CULTURAL, o meu comentário, grande jornalista. Viva a Liberdade, total e irrestrita...Beijos

    ResponderExcluir
  11. Minha 1ª visita!
    Penso voltar!

    Saudações poéticas!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite querida amiga Carla. Nossa, que texto profundo sobre a religiões... muito profundo mesmo... meu pai sempre dizia, meu filho, futebol, política e religião a gente não discute, cada um tem a sua preferência... todos os caminhos conduzem à DEUS, alguns preferem o caminho mais longo e tortuoso... não vi o trailer que revoltou milhares de pessoas, induzidas por alguém, sem dúvida... só o tempo dirá as verdadeiras consequências de um debilóide... a casa esta quase em ordem... um grande beijo, fique com DEUS, tenha um ótimo final de semana. Abraços no amigo Leroy.

    ResponderExcluir
  13. Escribes usted muy bien, un placer.
    que tengas una buena semana.
    recibe un saludo.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carla! Voltei pra te dizer que assisti ao filme "O Primeiro Mentiroso". Valeu muito sua indicação. Assisti com meu marido e conversamos sobre o enredo algumas vezes depois. Interessante uma comédia que provoca reflexão. Da minha parte, acredito mesmo em tudo o que Cristo falou e vejo que, muitas vezes, a gente não o entende ou entende errado (pior é quem transmite errado e faz tanto mal a muita gente). Discutir esse assunto me interessa muito. O autor do filme deve ser um ateu, mas nada é assim tão simples. Vou encerrar relembrando o que disse Shakespeare, de que "há muito mais coisas entre o céu e a terra..."
    Um abraço :)

    ResponderExcluir