terça-feira, 21 de agosto de 2012

Na Bienal Naifs do Brasil 2012

Gosto de ir à abertura da exposição quando os
artistas ficam por perto e comentam seus trabalhos.

Vocês sabem o que é arte naif?

Segundo a definição utilizada pelo SESC Piracicaba, entidade que promove a Bienal Naifs do Brasil, os artistas produtores de arte naif seriam os "que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea, popular, que incorporam a cultura visual do povo e suas representações".

Muita gente despreza esse tipo de manifestação cultural dizendo que é "arte de quem não sabe desenhar". Não pretendo entrar no mérito da questão. Digo apenas que não perco essas exposições e sempre encontro algo interessante pelo ponto de vista inovador ou pela crítica social.

Este ano, o pessoal do SESC deu permissão para fotografarmos as obras então resolvi postar algumas de minhas favoritas. Caso algum autor não deseje que seu trabalho fique exposto aqui, basta me pedir que eu retiro imediatamente.

"Vi na TV - II", de Nilson Machado (Rondonópolis - MT)

"A Enchente", de Daniela Rossin (Piracicaba - SP)

"Lixão", de Marcelo (Ponta Grossa - PR)

"Escravos no Século XXI (I)", de Adão Domiciano (Ecoporanga - ES)

"Escravos no Século XXI (II)", de Adão Domiciano (Ecoporanga - ES)

As aquarelas "Escravos no Século XXI (I) e (II)" obtiveram Prêmio Aquisição. Achei merecido pelo retrato que fazem da vida dos trabalhadores do carvão e do cacau.

Se você é de Piracicaba, vá ao SESC e veja as obras de perto. Muitos detalhes se perdem na reprodução pela internet.

A Pedido

Como vocês podem ver nos comentários, recebi um pedido de divulgação da pintora naif Rosângela Politano. Então, aqui está seu belo trabalho que recebeu Menção Especial. O título é "Festa do Divino em São Luís", acrílico sobre tela. A autora é de São José do Rio Preto - SP.


18 comentários:

  1. Carla, pela amostragem que você nos "encheu os olhos" percebo a grandiosidade do conteúdo das obras de arte. Expressividade sociológica suprema. Realista ao máximo. Excelentes!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    Pinturas muito lindas na sua simplicidade, mas que dizem algo a quem as vê, adorei mesmo.


    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Nossa mas nao tem como dizer que estes artistas nao sabem desenhar. Sao belas obras essas.
    Nao sou muito fã de abstrator, mas vejo muito sentido e talento nessas telas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá prezada Carla, que tudo esteja bem contigo!

    É uma pena que nesta época, quando o homem se diz tão evoluído, ainda existam pessoas que se deixam levar pela malvada hipocrisia, insistindo em rotular artes e os artistas populares como sendo algo sem qualquer valor artístico!

    Mas por cá sempre há Algo Além dos Livros, e arte é cultura e cultura faz parte da história de todos os povos! Estas obras são de intensa expressividade do momento que vive o artista, ou o meio em que vivem, parabéns pela postagem, como sempre segue postando algo além!

    E eu deveras agradecido por tuas gentis visitas e comentários desejo que tenha um viver de intensa felicidade sempre, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Carla, eu já tinha lido sobre pintura Naif, mas com certeza não tinha prestado atenção, porque não me lembrava mais do conceito... agora, seguramente, não me esqueço mais.
    Gostei muito das obras que você selecionou para postar aqui, em especial a Escravos no Século XXI (I)... esse assunto me intriga.
    Eu tenho muitos selos (esses/aqueles que a gente usava em cartas, sabe? :) guardados e essas pinturas me lembraram a arte retrata em muitos deles, coloridas e sempre com um tema relevante.
    Parabéns! Adorei esta sua publicação.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Acho esse estilo bastante inocente, me faz lembrar a infância...Valeu, Carla, um beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dessa arte, chamada naif. Essas peças, aí mostradas, são lindas, pela beleza ingênua, primitiva.
    Tivemos, aqui no Ceará, um pintor chamado Chico Silva, que veio do Amazonas,que muito produziu. Eram lindos os seus peixes, muito colorido. Teve a sua fama, hoje pouco se fala dele, uma pena. Linda postagem.
    Obrigada, um beijo.

    P.S. Quanto ao "cajueiro botador", trata-se de um "pé de cajú" que dava frutos o ano todo,que existia na Praça do Ferreira, a mais central de Fortaleza. Embaixo dele, no "dia da mentira" (1º de abril), juntavam-se os intelectuais da cidade que faziam disputa de "mentiras"...
    Querendo saber mais,Ceres, digite no google: "sobre o cajueiro botador de Fortaleza"...aí, aparecem muitas matérias.Mas, a melhor, é a do "Portal da História do Ceará".
    Um xêro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lúcia!

      Fui pesquisar. Descobri uma porção de coisas sobre o cajueiro botador e até vi as obras do Chico da Silva.
      Muito interessantes mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  8. Iniciativa maravilhosa tanto do SESC-Piracicaba quanto de você que repercute a mostra. Do seu comentário na publicaçõa de hoje 24/8, os dois painéis foram feitos para ficarem juntos, não foi coincidência não.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Esta ARTE é bela apesar de muitos acharem que foge às perspectivas das artes convencionais por conta da forma como é representada. Eu confesso que me encanta a ingenuidade e riqueza de detalhes.
    Abraços, minha linda!!!
    Saudades de você em meu INFINITO!!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa madrugada querida amiga Carla. Aproveitando que consegui sinal da VIVO para dar um pulinho até aqui para agradecer os recadinhos. Sobre Bonito sabe como é né, cada um tem uma opinião, eu realmente não vou sentir saudades de lá, talvez até um dia retorne, mas sabendo do que irei enfrentar... para conhecer uma cachoeira pagar 110 reais? realmente acho um absurdo. A cascata do caracol em Gramado/Canela custa dez vezes menos. Dizem que é porque pouca gente visita, mas também né, cobrando esse preço... Um grande abraço no amigo Leroy e nos gatos. Beijos, fiquem com DEUS e tenham um ótimo e abençoado domingo.

    ResponderExcluir
  11. OLÁ FIQUEI MUITO FELIZ DE VER A ARTE NAIF DIVULAGADA AQUI..QUERO CONFIRMAR O QUANTO A ALMA DO ARTISTA NAIF E FORTE,,,EU GANHEI UMA MENÇÃO NESTA 11º BIENAL EURETRATEI EU E MEU MARIDO DE REI E RAINHA DA FESTA DO DIVINO E FOTS VESTIDOS COMO NO QUADRO DANDO REALIDADE A OBRA ..FOI MUITO BACANA E PRAZEROSO TER TAANTO CARINHO DAS PESSOASE GOSTARIA DE SABER SE VCS PODERIAM DIVULGAR MEU TRABALHO MEU NOME ÉROSÂNGELA POLITANO EMAIL rose.politano@hotmail.com PARABÉNS A VCS E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose! No fim de semana após o feriado, vamos ao SESC para fotografar seu trabalho e adicionar a esta postagem conforme você solicitou. Beijos!

      Excluir
    2. OLÁ CARLA ..MUITO OBRIGADO PELO CARINHO...AGORA PENSA EM UMA PESSOA FELIZ...ESTA PESSOA SOU EU....É MUITO BOM ESTA DIVULGAÇÃO E MUITO IMPORTANTE TAMBÉM.. POIS TEMOS DIFICULDADES EM MOSTRAR NOSSO TRABALHO E SUA PAGINA E DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA...CONTINUE FAZENDO ISSO PELOS ARTISTA. GRANDE BEIJO E UM ABRAÇO BEM APERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRTADO

      Excluir
  12. Olá,pessoal sempre é bom apreciar o interesse pelo que fazemos em bem da cultura regional.A Bienal Naifs do Brasil é exemplo,também participo e é um orgulho estar classificado,obrigado! Zeti Muniz

    ResponderExcluir
  13. Ola carla.
    é realmente muito legal saber a opinião das pessoas sobre nosso trabalho. isso nos da animo para continuar pintando. eu sou Adão Domiciano agradeço por postar meus trabalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adão! Eu que agradeço por você me permitir expor seus ótimos trabalhos aqui no blog. Obrigada, também, pela visita! Abraço!

      Excluir
    2. ADÃO VOCÊ MERECE SEMPRE TUDO DE BOM , POIS É UM GRANDE ARTÍSTA.. GRANDE ABRAÇO ROSANGELA POLITANO

      Excluir