quarta-feira, 30 de abril de 2014

Vaidade, Inveja & Cia.

Fonte: National Gallery of Art

Saiu, no Digestivo Cultural, meu texto Vaidade, inveja e violência. Ao contrário da última crônica, esse texto é mais sério. Ainda assim, espero que vocês gostem.

7 comentários:

  1. Mais que verdadeiro o seu artigo, Carla.
    Com certeza, a ostentação contribui muito para o aumento da violência, principalmente num ambiente onde diferentes tipos de injustiça marginalizam tantas pessoas.
    Parabéns pelo texto.
    PS.: Estou adorando voltar ao seu blog no dia em que a publicação sai do forno... quentinha.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Carla. Quanto às redes sociais...Certa vez, entrei no facebook e saí rapidamente. Não consegui aguentar a vaidade e infantilidade que rolava por lá. Não me leve a mal, não estou generalizando, muitos conhecem os limites.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Lendo seu ótimo e conciso texto dentro de uma perspectiva atualíssima noto que cada vez mais o ser humano que ser "protagonista" e jamais atuar nos bastidores. Seja ao preço que for. Detonam pessoas, verdades por uma inveja de não conseguir ser por méritos próprios. Total incoerência que não respeita individualidades. Há uma prepotência em disputar o estrelismo sem avaliar as consequências. Vejo que os desmandos políticos partidários exemplificam em muito o tema por você proposto. A corrupção, a roubalheira, os desvios de fatos e atos conspurcam toda uma nação e seus habitantes, em sua maioria, passam a achar normal tais valores que a sociedade corrompida expõe.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A vaidade, no sentido de orgulho, por algo de elevado valor que se nutra, suponho que não gere violência. Já a vaidade exposta, de cunho material, da exibição de grandezas, é tão maléfica quanto a inveja, gerando ambas a violência.
    Seu texto é profundo, bem fundamentado. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Com um carácter mais sério do que o habitual a sua crónica mantém a qualidade de sempre.
    Deixei comentário - enorme... como não consigo evitar -:))).

    Muito obrigada pelas lindas palavras postadas na minha «CASA».

    Um óptimo fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha, leva a mal não, mas to me sentindo muito vaidosa de poder além de ler seus textos, sair por aí dizendo que somos amigas e que vc também lê os meus. Pqp como eu sou vaidosa rs...
    Agora falando sério, a vaidade a meu ver, é a mãe da inveja, da maldade, da mentira, da capacidade de traição. A máscara da vaidade tem o poder de esconder o melhor que temos de nós, e sei lá pq não valorizamos, parabéns, o texto é lindo, e sério.
    A Tatá ficou curiosa com esse livro que vc citou. Além de vc provocar uma forte reflexão sobre a nossa essência, também inspira o conhecimento.
    Bjos nossos.

    ResponderExcluir