terça-feira, 19 de novembro de 2013

Difícil, mas Excelente

Antônio Conselheiro repelindo a República

Acabou de sair, no Digestivo Cultural, meu texto Pelo meio de Os Sertões. Sem dúvida, Os Sertões, de Euclides da Cunha, é um dos livros mais importantes e difíceis da literatura brasileira. A obra conta a história da Guerra de Canudos.

Quer lembrar como foi o conflito? Assista ao vídeo educativo abaixo (até 10 minutos e 35 segundos). Depois disso, o programa fala sobre a Guerra do Contestado, também terrível e importante.


9 comentários:

  1. Infelizmente, Carla, a leitura dessas obras riquíssimas, fazem parte da lista de "tem que ler"... "tem que fazer resenha"... (hoje no CtrlC + CtrlV) e, aprendizado mesmo fica à deriva. Poucos são "os Mestres" que sustentam um diálogo filosófico dessa literatura com a realidade. Então, vemos a cada dia mais, o crescimento da paupérrima "linguagem coloquial ou internetês" e o enterro da linguagem culta. Omissos todos pelo descaso total do prazer em aprender e apreender. Seu texto é um chamamento a essa real situação da nossa literatura. Ótimas as suas referências e indicações de que "ainda é possível"...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Em respeito à nossa história nada mais oportuno neste 20/11, dia dedicado à consciência negra no Brasil, abrirmos registro para a postura eloquente, corajosa, altiva e digna do Presidente Joaquim Barbosa que respeita e valoriza o Supremo Tribunal Federal não permitindo que nessa instituição do Poder Judiciário perdurem manobras em favor de bandidos
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. oi Carlinha,

    com a modernidade os livros da nossa rica literatura se tornaram objetos obsoletos,
    uma vergonha,
    hoje em dia a internet lê pelos alunos e ainda lhes dá o resumo do livro prontinho em um toque ...
    esse é o preço dos tempos modernos...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Os amigos que já comentaram o seu texto, Carla, disseram tudo... Resta-me, apenas, parabenizá-la pela escolha e conteúdo dos assuntos escolhidos por você. Nota dez, sempre. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla, e que tudo esteja bem!

    Já passei por lá, e passo cá pra deixar meu agradecimento por tua amizade e visitas e, por compartilhar sempre belos escritos que provocam sempre uma reflexão, como por cá os que já estiveram já disseram o principal, com certa tristeza devo dizer que estão certos quando dizem que nosso idioma fica cada vez mais resumido, por alguns usuários da rede, pois ter tudo pronto com apenas um teclar favorece os preguiçosos de plantão diante do monitor!

    Mas assim somos nós animais homens, conhecido por ser inteligente, além de evoluído!

    Mas eu agradeço por compartilhar estes belos pensamentos, e assim me vou, deixando meu desejo para que seja sempre tão intenso o teu feliz viver, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  6. Ufa, até que enfim consegui te acessar e encontrar um post novo, sempre que abria aparecia só textos do antigamente, kkk.
    Booooaaaa noite minha amiga Carla. Olha, devo confessar uma coisa: gosto inversamente de ler do que amo viajar. Sei que leitura é tudo... mas por enquanto ainda não adquiri esse hábito. Quem sabe na velhice tenha os livros como minha companhia de cabeceira... espero ainda ter uma visão boa para poder ler... mas com a mudança dos tempos... se não puder ler poderei ouvir não é mesmo? Começar uma leitura pelo meio do livro nem sempre é uma boa pedida, mas como quem recomenda sabe o que diz... quando ler SERTÕES vou me lembrar de você, com certeza. Estou longe de casa (entenda-se longe do motor home... que ficou em Lapa e eu estou em Imbé, na casa da minha irmã. Finalmente consegui renovar a carteira de habilitação e no outro domingo, não esse, voltarei para o aconchego do lar para postar novas fotos. Bolinha realmente ficou lindo com a camisa... sim, é a camisa do meu GLORIOSO GRÊMIO, O IMORTAL TRICOLOR. Bem, por hoje é só... aproveitei o computador da minha irmã para responder teu recadinho depois de quase um mês... beijos, tenham um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carla. É sempre muito bom poder voltar aqui.
    Gostei muito do seu artigo e devo confessar que estou na ala dos "ignorantes" por não ter lido ainda Os Sertões, embora já tenha lido um bocado sobre a obra. Mas eu disse a-in-da... e o seu texto me estimula a trazer essa missão para mais perto.
    Obrigada sempre!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Carla
    Acabei de chegar do "Digestivo" onde deixei comentário que não sei se vai ter paciência para ler :)
    Aqui quero agradecer as suas palavras, deixadas na minha «CASA», que são de uma amabilidade enorme e me deixaram muito vaidosa!
    Bem haja!

    Um óptima semana.
    Beijinhos
    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    ResponderExcluir