quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Missão Pitangueira

Na frente, soneto; no verso, dicas de plantio

Este ano, o Dia da Árvore foi poeticamente movimentado. Além de sair por aí, empoemando árvores, ganhei um presente original do poeta André Bueno Oliveira: um soneto me convidando para plantar e adotar uma pitangueira. Achei a ideia bonita, criativa e especialmente prática porque incluiu um trio de sementes e instruções de plantio. Obrigada, André!

Meu resedá de estimação, empoemado.

Pra dizer a verdade, tenho pouca prática com plantas. Já tive um cacto de estimação, chamado Rolando; um vasinho de violetas anônimas e, há 14 anos, tenho o resedá acima, que se chama Pomps e, pra mim, é menina. Os feijões plantados nas aulas de ciência e o vasinho de comigo-ninguém-pode, que eu ganhei e meus gatos comeram, não contam como grandes realizações. Então... torçam pela pitangueira porque eu vou tentar. :)

8 comentários:

  1. Que adorável história de plantinhas. Os feijões da sua escola me fizeram lembrar da infância... Achei lindas seu resedá-menina e a sua pose-poesia com ele.
    Só me faltou sentir o perfume.
    Quanto à Pitangueira, coloque-a num vasinho pequeno primeiro. Quando ela vingar, vai pra um lugar maior, como fazem os filhinhos quando crescem.
    Linda! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. André, o semeador de pitangas, quem diria...Mas, vá em frente, Carla. Depois de vencer as agruras debaixo da terra, a pitangueira se mostrará agradecida, forte e linda. Já escolheu um nome para ela rs? Beijos e ótima tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai ser "Vingadora Vermelha", Shirley. Isso se ela vingar, é claro. :) Beijos!

      Excluir
  3. Olá prezada Carla, e que tudo esteja bem!

    Lendo mais este belo escrito teu, o trecho do feijão plantado nas aulas de ciências na escola eu me lembrei daqueles anos, o fascínio provocado por aquelas experiências além de outras, mas, observar a formação de outra vida, que sustenta outras vidas, era deveras impressionante, parabéns por empoemar a árvore e por compartilhar com os amigos muito bons momentos de leitura.
    E grato por tuas generosas visitas e amizade eu desejo que seja sempre deveras intenso e feliz este teu viver, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  4. Carla empoemando... Carla semeando... Carla registrando suas filhas árvores... Pitanga a nova esperança para "a Resedá"... em sendo Pitanga... poderia ser Camila...
    Mas, nisso tudo saiba que continuo com minhas plantações em meu apartamento: abacateiro / laranjeira / pimenteira / boldo / e chuva de ouro... Um jardim botânico... rsrs...
    Adorei seu post poeta Carla! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. oi Carlinha,

    tenho uma pitangueira linda,
    que está sendo cuidada pelo marido para se transformar num lindo bonsai...
    aqui em casa você já sabe plantas e flores são sempre bem cuidadas,
    marido com mãos mágicas...
    adorei os nomes de batismo das suas plantinhas...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Plante com amor e deixe a natureza agir.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte com sua nova missão. Eu sou da seguinte opinião - que se tenha uma única planta mas que a tarte com carinho. Conheço gente que tem uma verdadeira floresta em casa mas não dá a mínima. Porém vejo que você, Carla, tem pouca planta, mas as trata com carinho e deferência. Isso já é muito bom.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir