segunda-feira, 8 de abril de 2013

Luxo e Luta em Buenos Aires

Buenos Aires sabe ser chique mesmo em meio à crise

Esta árvore de Natal é toda feita de cristais Swarovski

Ficava mudando de cor em um elegante shopping portenho

Era idêntica à árvore de Natal Swarovski de Paris

Alguns de vocês já sabem que passei a virada de 2012 pra 2013 na Argentina e no Uruguai. Agora, para compensar o pecado de ir a Buenos Aires e não ver o futuro Papa, vou contar algo sobre a cidade.

Buenos Aires estava preocupante. Perdeu parte significativa de seu luxo europeu. Muitas das lojas de grandes marcas internacionais fecharam porque o governo proibiu a importação de seus produtos.

A Praça de Maio continuava firme em seu papel de lutar contra arbitrariedades e injustiças. Sua árvore de Natal com mensagem ecológica dividia espaço com o acampamento dos ex-combatentes na Guerra das Malvinas.

Em vez de luxo e bolas de Natal, sacolas ecológicas...

...com mensagem contra o uso de sacolas plásticas.

Os civis recrutados na época da guerra se dizem abandonados pelo governo

Combateram e agora não recebem aposentadoria nem assistência médica

O acampamento está na praça há décadas

Alguns manifestantes já morreram sem assistência

Espero que o novo Papa ajude esses ex-combatentes, que eram jovens civis, a receber o mesmo tratamento que os militares recebem, pois seus ferimentos e traumas são iguais.

No mais, Buenos Aires continuava maravilhosa e fotogênica. Mas isso qualquer site de turismo mostra pra vocês. Meu interesse foi evidenciar os contrastes.

Impossível não fotografar

A cidade é interessante em cada detalhe

15 comentários:

  1. Até pouco tempo atrás eu costumava dizer que queria ir ao lugar tal e a outros tantos, mas o tempo vai passando e já passou tanto que não falo mais isso.
    De certa forma, continuo sempre viajando com você, Além dos Livros e além dos monitores.
    Um grande abraço, menina!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla, e que tudo esteja bem!

    Passando para admirar mais esta bela postagem, e dizer que nada melhor que ter amigos viajantes, pois assim fico conhecendo mais um pouco dos países deste continente sul, parabéns pelas imagens e postagem, como sempre fez, de encantar!

    E agradecido desejo que tenha em teu viver sempre esta intensa e deveras felicidade, abraços, grato pelas visitas e, até mais!

    ResponderExcluir
  3. Belas imagens e fotos reais. Argentina vai do luxo ao lixo mas sem perder a pose. Conviver com eles, agora ainda mais com o Papa... é um suplício de vaidades... Ora é o Maradona... ora é o Pelé... ora é o infeliz que fala o que quer 'da velha e do caolho'... sempre estão na coluna midiática. Você viu de perto... pode avaliar mesmo! Parabéns, Carla!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  4. Contrastes, contrastes...Como se diz por aí, coisas parecidas com essas, se repetem em todo lugar, só mudam de endereço...Querida Carla, é sempre muito bom ler você. Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Carla, verdade mesmo. As coisas bonitas e luxuosas qualquer site de turismo mostra. Achei muito boa a sua idéia mostrando os contrastes. Mas o estilo europeu está bem evidenciado nas partes trabalhadas dos lugares.
    Linda a sua postagem
    Um abraço grande
    Manoel

    ResponderExcluir
  6. Houve época, em que meu marido ia à Buenos Aires a trabalho, eu tinha vontade de ir lá. Não, quando formos juntos, será a passeio. Nunca chegou o dia. Agora,viajo por aqui mesmo. Valeu, o que vi!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. oi Carlinha,

    em julho devemos voltar a Buenos Aires,
    é realmente um lugar mágico,cheio de romantismo e belezas,
    já estou fazendo planos...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. É triste o que a guerra, ambição e intolerância faz xom o mundo!
    Espero que possamos aprender algo com isso! E que o povo argentino mesmo sofrendo tire algo de bom de uma crise! Difícil né?!

    Belíssimas imagens Carla! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carla. Desculpe a ausència!! Tive muitos problemas com conexção e aos poucos estou voltando. Tentando responder a todos! Saudades!! Adorei estar aqui. Parabéns pelo post! Nos mostrar a triste realidade e além a beleza e o luxo. Bjos! òtimos dias.

    ResponderExcluir
  10. Vontade de conhecer Buenos Aires.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  11. Boa noite amiga Carla e Leroy... Eu tive a felicidade de ficar 8 dias em Buenos Ayres e pude conhecer um pouquinho da cidade e também fiz uma viagem até Tigre, onde andamos de barco num passeio muito divertido. Nininha já está novamente no Imbé, cuidando do pai dela que tem 90 anos. Eu e Bolinha seguimos viagem. Aproveitamos para desejar a vocês um ótimo domingo. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hmmm, eu gostaria muito de sentir os bons ares de dessa cidade. Como você escreveu, é mesmo fotogênica!

    ResponderExcluir
  13. Oi querida, voltei sim! E tava sentindo demais a sua falta!!! Tenho feito alguns progressos com relação a tristeza. Isso me dá a licença de confessar que fiquei morta de inveja boa da sua viagem de final de ano rsrs... Na verdade, com certeza vc merecia essa fugida.
    Seu blog como sempre está lindo e vc como sempre, um presente de Deus.

    Mil beijos, Tania Pinheiro.

    (Carlinha, é a Tatá rs... é o seguinte o blog tá com verificador de palavras não por vontade nossa, mas por falta de escolha, estávamos recebendo mais de 100 mensagens de spam por dia. Vamos manter assim, pelo menos um tempinho, até eles nos esquecerem rs... ok? Bjuu)

    ResponderExcluir
  14. Flor, é duro mesmo ver esses contrastes. Percebemos que não se passou um único dia sem uma manifestação pública durante os 9 dias que passamos lá. e era por tudo e por nada... acho que quando o povo está sem o básico, tudo é motivo para reclamar.
    É claro que os protestos dos ex-combatentes e das mães da Plaza de Mayo são indiscutíveis.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite amiga Carla... ah a bela Buenos Aires que como já escrevi, tive o prazer de ficar lá durante 8 maravilhosos dias... Também conheci a praça de Maio e arredores... só não fiz aquele passeio de catamarã entre Buenos Aires e Montevidéu... mas voltarei para fazer... Diga para o Leroy que os torcedores do Criciúma já me conheciam... assim que acabou o jogo e estávamos saindo, em torno de uns 2000 mil torcedores começaram a gritar: GREMISTA VIADO, GREMISTA VIADO... viu como é bom sem conhecido? aliás, GREMISTA SIM, viado, nem morto viu... mas eu também me assutei, ainda mais na rua depois da partida... ainda bem que tudo correu bem... Nininha quase me bateu depois que ela viu a asneira que eu fiz ela fazer. Beijos.

    ResponderExcluir