quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

No Portão da CBMM

Esteira para transporte de minério, da CBMM, vista da estrada

Quem frequenta este blog sabe que viajo durante sete dias e fico sete meses comentando sobre tudo o que vi e visitei. Pois bem, passei o carnaval fugindo do batuque, em Araxá - MG, e vou falar um pouquinho da cidade nos próximos posts, mas hoje vou inovar, vou mostrar um lugar que não pude visitar, a CBMM. 

Gosto muito de cavernas e minas. Imaginem minha alegria ao descobrir que, na cidadezinha de Araxá, havia a maior mina de nióbio do planeta. A CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração é responsável por 75% do nióbio produzido no mundo. Acontece que os guias da nossa excursão não previram que turistas quisessem algo mais do que tomar banho de lama, comer doce de leite e fofocar sobre a vida de Dona Beja. Assim sendo, não agendaram uma visita à mina. Fomos até o portão e de lá não passamos. Fiquei na vontade e tive que me contentar com um vídeo sobre a empresa, que vou compartilhar com vocês. Espero que gostem.


11 comentários:

  1. Excelente, Carla! Desconhecia e, aprendi mais uma das nossas riquezas!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser um lugar fantástico né?! Eu adoraria visitar, aliás adoraria viajar como vc! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. oi Carlinha,

    comer doce de leite é muito bom,
    mas como você disse existe muito além disso,
    gostei muito!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Carla, sei que o Brasil é o único fornecedor mundial do nióbio. As maiores jazidas estão em Roraima e Amazonas. O espaço para esse comentário, é pequeno para se expor a sujeira do governo em relação a isso. Amiga, mostre -nos suas viagens e continue aumentando nosso QI. Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Carla,
    Sabe o que eu achei mais interessante nessa postagem? É que você, além de falar do que viu/viveu, falou do que você queria ter visto/vivido... aí, buscou e trouxe aqui.
    Saudades de você!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Carlar, boa tarde

    Trabalho na CBMM e sou responsavél por monitorar assuntos relacionados a empresa e ficamos feliz pelo seu post...abraços

    Alvaro Rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Álvaro! Espero que outros turistas possam conhecer a CBMM. Quanto a mim, só volto a Araxá se conseguir agendar uma visita. Abraço!

      Excluir
  7. Gostei muito! Pena, o não agendamento à mina.
    Estive em Araxá e 1987, meu marido e eu, em viagem de carro, por uns 10 dias, sem destino muito certo. Saímos do Rio e demos uma grande volta por Minas: Juiz de Fora, Barbacena,Poços de Caldas, indo até Araxá, retornando pelas cidades chamadas históricas (Ouro Preto e tal...). Lindo Araxá, lindo toda "as Gerais".

    Beijos, Ceres,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla, e que tudo esteja bem contigo!

    É uma pena que seu guia turístico classificou vocês como somente turista, esqueceram que da mesma forma que a cidade deles que tem algo mais a oferecer, você também gostaria de conhecer este algo mais, mas assim são certas coisas, algumas pessoas limitam-se e pensam, que todos a sua voltam desejam o mesmo!

    E eu agradecido por sempre compartilhar tuas belas viagens desejo que tenha sempre em teu viver esta felicidade intensa, obrigado pela amizade demonstrada nas visitas, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  9. Eu, Carla, viajo na maionese a maior parte do ano e minha esposa,por insistência, me leva a alguns lugares que me arrependo de ainda não ter ido.
    Camilo

    ResponderExcluir
  10. Deve ser interessante não sabia da mina....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir