terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Caça aos Alfajores

A melhor marca de alfajor argentino no momento,
mas há controvérsias. :)

Como alguns de vocês já sabem, voltei de uma breve expedição de caça aos alfajores na Argentina e no Uruguai, países onde alfajor é assunto sério que envolve orgulho nacional e tradição. Segundo a Wikipédia, a palavra vem do árabe al hasu e significa recheado.

Embora esses doces com coberturas variadas e recheio de doce de leite existam na Espanha e em outros países da América Latina, inclusive no Brasil, onde a marca Havanna impera, é entre argentinos e uruguaios que rola a rivalidade não apenas quanto ao alfajor, mas também quanto ao doce de leite.

O doce de leite dos doces de leite é uruguaio e se chama Lapataia

Na Argentina, a Havanna é a maior em quantidade de lojas, mas o povo mantém a fidelidade ao antigo proprietário da marca que teria vendido a empresa e aberto a Cachafaz. Conheço a Havanna faz tempo e concordo com os argentinos: a Cachafaz tem mais recheio. O interessante é que a briga não se restringe a grandes marcas. Há pequenas fábricas de alfajores espalhadas por todo o país e algumas são excelentes.

Pensando bem, talvez eu devesse ter reservado a palavra excelente para me referir ao doce de leite e aos alfajores uruguaios, em especial, aos da marca Lapataia, pra lá de excelentes.

11 comentários:

  1. Taí uma caça interessante,
    por enquanto, caço vinhos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, deu agua na boca só de ler esse post! Kkkk
    Manda um pra cá!!! Kkkkk
    Eu nunca comi isso acredita?! Hehehe

    ResponderExcluir
  3. Que maldade, querida amiga! Deu uma vontade louca de experimentar...Que fazer? Ir para o Uruguai?...Ah! Carla, beijão, fazer o quê?

    ResponderExcluir
  4. Um deleite, Carla... sem trocadilho, ok?
    Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
  5. oi Carlinha,

    quando estive em Punta,
    sai a caça do famoso doce de leite,
    pois já sabia dessa fama adocicada,
    e realmente merecem a fama que tem...

    deliciosos...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hummm... Quando você for enviar o doce pra Camila, mande uns pra mim também. Você tem meu endereço :)
    Brincadeirinha. Hã?! Você tava levando meu comentário a sério? Ficou sério, seriíssimo.
    Rsrs
    :)
    Beijo, Carla!

    ResponderExcluir
  7. Gosto de doces, moderadamente.Os de leite, são os meus preferidos. Esta matéria me aguçou: quero provar dos melhores alfajores, não importa a nacionalidade. Agora, que tenho referências, fica bem mais fácil! Obrigada, pela aula!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla, e que tudo permaneça bem contigo!

    Sempre com postagens de boas dicas e deliciosas, é difícil resistir a algo assim,

    Com dicas assim e imagens tão explicitas, fica difícil seguir algum regime, mas, obrigado pela dica, é sempre bom saber onde estão os melhores!

    E grato por tuas visitas e amizade eu desejo que você tenha em teu viver sempre esta alegria e felicidade intensa, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  9. sílvia regina de oliveira31 de janeiro de 2013 12:55

    Carla,

    Se o mundo acaso acabar em alfajores, terei dado minha missão por cumprida ! Adoro ! - desde época do Fisk qdo pra complementar renda fazia essas bolachinhas, caseira e deliciosamente... Sabe q o fato também pode ser marco do início de n/ amizade, lembra-se ?

    Abç, bjs,
    Sílvia (Safyra)

    ResponderExcluir
  10. Carla, eu precisei voltar nesta sua postagem pra contar que hoje eu comi o doce de leite Lapataia... Humm... almocei na casa de uma amiga e lá veio o doce de sobremesa. É claro que eu falei de você :D!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ah, não precisa ir pra Argentina pra experimentar alfajor bom. tem vário ssites que importam, aqui no Brasil tem por exemplo a www.docefronteira.com.br que importa os alfajores da Milka!

    ResponderExcluir