segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pé na Estrada

O jeito menos cansativo de botar o pé na estrada. Será?

Dia 6 de setembro, véspera do feriado da Independência aqui no Brasil (desculpem-me, brasileiros, pela informação óbvia, mas recebo visitantes de outros países, também), meu marido e eu partimos em uma exaustiva viagem de descanso ao Rio de Janeiro. Foram nove horas de ônibus semi-leito, com ar-condicionado e serviço de bordo, para compensar os engarrafamentos e os postos de parada transbordando.

A linda neblina da estrada continuou no alto do Corcovado, morro onde fica a estátua do Cristo Redentor, mas sob a forma de um nevoeiro quase sólido. Mal víamos a barra das divinas vestes.

Um vento frio, de vez em quando, proporcionava dois ou três segundos de visão da estátua. Alguém gritava apontando: "Olha o Cristo ali! Pega a câmera!" Não dava tempo.

Tarde nublada, ideal para enfrentar fila no Pão de Açúcar

À tarde a neblina sumiu, deixando um céu nublado e um friozinho reconfortante para enfrentarmos horas e horas de filas no Pão de Açúcar. Sem exagero, são, no mínimo, quatro filas intermináveis (cinco, pra quem ainda precisa comprar ingresso), mas a primeira delas têm algo de bom: biscoitos Globo. Nada a ver com a Rede Globo de Televisão. São uns biscoitos de polvilho, doces e salgados, tradicionais do Rio de Janeiro. Sempre aparecem nos engarrafamentos, nas praias e, por sorte nossa, em filas bem frequentadas. Jantamos biscoito Globo.

O sol já tinha se despedido quando subimos...

...mas a vista valeu a pena. Rio by night!

Sou veterana de Rio de Janeiro. Adoro a cidade e sabia o que iria enfrentar. Por isso não foi um sofrimento insuportável descer do Pão de Açúcar às nove da noite e ir pro hotel desmaiar na cama.

13 comentários:

  1. Que vidão hein, Carlinha rsrs. Saudades de visitar o seu blog. Com a correria da faculdade e do trabalho, nem o meu tenho atualizado com frequência, mas por sorte hoje consegui. Aliás, sinta-se convidada para passear por lá também. Lindas fotos. A viagem compensou! Beijos, querida :D

    Nati.

    ResponderExcluir
  2. Sendo-lhe foi gratificante, realmente não há do que reclamar! Uma vista lindíssima!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla!
    Que bom que está de volta (no Algo além dos Livros). Você acredita que eu nunca fui aoRio de Janeiro? Às vezes, nem eu acredito, mas é verdade.
    Belíssimas fotos!
    Como a sua "comentarista" Natália Campos, também tenho tido pouco tempo pra escrever, mas estou conseguindo avançar naquela minha última história... Valeu o incentivo, eu acho que está ficando legal.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do Rio de Janeiro.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  5. Nove horas até o Rio??? O bom mesmo, é ter um pé nas nuvens e uma na estrada, não é , Carla? Beijão e até a próxima façanha!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh o Rio. Ainda quero cnhece-lo! Deve ser lindo. É eu tb fiz uma viagens nesse feriado acho que dá pra virar post kkkkkk foi horrível! Kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, e depois eu que que levo um vidão né... nossa as fotos do Rio à noite realmente ficaram demais da conta... maravilha... feriadão no Rio é para poucos né...pena o nevoeiro, aliás, quando lá estive também tinha muiiiiiiiiiiiito, uma pena, mas faz parte né... olha, um dia ainda iremos falar muito sobre Ladário e quero saber sobre a história do teu avó... Um grande beijo, fique com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Tô rindo muito dessa frase: "... exaustiva viagem de descanso". :)

    ResponderExcluir
  9. Minha querida

    Viagem linda...Tenho saudades do Rio de Janeiro onde vivi dos anos da minha vida e adorei.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  10. oi Carlinha,

    posso falar?
    o Rio de Janeiro é escandalosamente lindo,
    sempre foi,
    e continua lindo...
    adoro!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Carla, querida amiga
    Imagino que tenha sido um passeio fantástico!
    O Rio de Janeiro, que conheço apenas de fotos (tenho inúmeros PPS's guardados) tem paisagens lindas!
    É, sem dúvida, uma "Cidade Maravilhosa" - como diz a canção.
    As fotos ficaram muito boas.

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla, e que tudo esteja bem contigo!

    Já estive no Rio, mas foi a trabalho, e evitei sair para não complicar, mas tenho vontade de conhecer o jardim botânico, um dia quem sabe!

    Enquanto isso pego carona nesta tua viagem pra conhecer um pouco, somente não vou poder colocar o pé para a estrada como ela, mas, é válido sonhar lendo o texto!

    E assim por cá continua sempre com Algo Além dos Livros,
    Sou agradecido por tuas sempre gentis visitas e comentários, e assim desejo que você tenha sempre em teu viver a intensa felicidade, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir