segunda-feira, 11 de junho de 2012

Provérbios Gêmeos


Provérbios gostam de contradizer-se uns aos outros. Escrevi um texto sobre isso, pro Digestivo Cultural. Bem, na verdade, fui um pouquinho além disso, mas acho que ficou legal. O título é "Dono do Próprio País". Espero que vocês gostem.

18 comentários:

  1. "Dono do próprio país... ou nariz..." ideias que chegam a um denominador comum... Até porque por aqui, fazemos ..."pra inglês ver", depois nos indignamos quando não nos levam a sério... E, assim vamos forjando nosso caráter superficialmente, sem cobrar, sem exigir, sem sermos corretos... "vaquinhas de presépio" e repetimos não só provérbios gêmeos, mas ações desconectadas com a realidade que vivemos... e vai mais um: "Fazemos o bem sem olhar a quem"...
    Excelente artigo no Digestivo Cultural! Parabéns, Carla pela reflexão político-filosófica... em um momento em que se vende (pelo menos se pretende) vender uma imagem (maquiada demais) do nosso país muito aquém da realidade!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  2. oi Carlinha,

    você é demais,
    sou sua fã de carteirinha e tudo...
    sentada na primeira fila...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Quem dá aos pobres, empresta à DEUS. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando... e por aí vai os provérbios... eu, sinceramente, prefiro esse: nunca faça hoje o que podes deixar para o ano que vem kkkk. Belo texto amiga. Como e o que podemos fazer para tornar nosso Brasil um país sério? Eu já estou quase desistindo. Olha, o vídeo da topiaria será somente de fotos viu... não filmei nada, só bati muitas fotos... Um abraço no amigo Leroy. Hoje cortei o tope do Bolinha... estava caindo nos olhos... um grande beijo querida amiga. Fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Voltei amiga Carla. Sobre a pronúnicia, como o povo é de origem alemã, já viu né. Mas o certo mesmo da pronúncia é VITOR GREFE, assim mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Minha querida

    Lindo como sempre...um artigo muito bom e verdadeiro, não só para o Brasil.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  6. Desconhecia, ou melhor numca me tinha apercebido deste contraditório entre poemas.

    Adorei está perfeito
    Manuel Aldeias

    ResponderExcluir
  7. O que tem de provérbio esparramado por esse mundo de meu Deus! Até que surge você pra capturar tema tão instigante. Já gostei da investida antes de ler o que escreveu.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  8. gostei do seu espaço carla, parabens. e os provérbios gemeos sao assim.... paradoxos da vida. abraços lamarque

    ResponderExcluir
  9. O meu preferido é:

    Antes tarde do que...
    ... mais tarde.

    ResponderExcluir
  10. He-he, que louco!!!
    É bem verdade.
    Lindo seu bloguinho.

    Abraços e ótima tarde.

    ResponderExcluir
  11. Olá prezada Carla, passei por lá e por cá e deixei meu rastro. Felicidades para você e todos, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  12. Os ditos populares são mesmos contraditorios .
    como você diz ,alguns são heranças incorporadas .
    seu artigo no Digestivo cultural é uma maravilha .

    Um beijo grande !

    ResponderExcluir
  13. ...adorei passear por aqui e te confesso
    que ri muito com o Clemente e seu
    provérbio:

    "nunca faça hoje o que podes
    deixar para o ano que vem"

    rsrs

    a isso eu chamo de espírito de porco...rsrs

    ai ai...

    é por isso que eu adoro a blogosfera.

    bj

    ResponderExcluir
  14. A-DO-REI! Suas análises sobre a cultura a partir dos provérbios está ótima. Tô pensando em qual seria o meu... "Rapadura é doce, mas não é mole, não." Rsrs Talvez esse! E também um suspiro, com uma frase do meu saudoso avô: "É! A vida é essa!" Não é provérbio, mas acho tão útil. Fazer o quê? Seguir em frente, não tem outra.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Carla. Olha, o programa não é caro não, é grátis, vai no baixaqui e procura pelo MOVIE MAKER... se não conseguir conversa com algum amigo daí que trabalha com informática que eles baixam ele para você rapidinho rapiinho, é 0800, é grátis. Mas fazer o vídeo é um pouco demorado sim, mas com o tempo você vai ficar COBRA e fazer vários vídeos. Um grande beijo, fique com DEUS, tenham um ótimo domingo.

      Excluir
  15. Oi, Carla. Parabéns pelo blog. Confesso que ainda não havia parado pra pensar nessas contradições. E não é que parece uma verdadeira disputa entre provérbios? Beijos!

    ResponderExcluir