segunda-feira, 21 de maio de 2012

Chuvarada em Machu Picchu

Aproveita pra olhar enquanto a nuvem não volta

A 130 Km de Cusco, fica a enigmática cidade abandonada de Machu Picchu, ponto de peregrinação para turistas do mundo todo. Não importa se você enxerga mal ou está de muletas, Machu Picchu tem que ser visitada. Mesmo que seja no verão, quando a chuva não dá trégua, ou no inverno, com seus ventos congelantes, quem foi ao Peru tem que subir a Montanha Velha.

A cidade fica numa parte dos Andes, bem no começo da Floresta Amazônica. Ninguém sabe por que foi abandonada nem qual era seu nome. Machu Picchu quer dizer Montanha Velha, nome emprestado da montanha onde a cidade se localiza.

Olha onde pisa! Um escorregão pode te levar pro abismo.

A cidade se divide em dois setores: o urbano e o rural. No setor urbano, há palácios, templos, área militar, área residencial... Machu Picchu é bem grandinha, cheia de degraus irregulares que viram um sabão quando chove.

Chuva e sol se alternam, mas a ventania gélida continua.

Setor residencial, à prova de terremotos, como toda a cidade

O melhor meio de transporte para ir de Cusco até Águas Calientes, onde se toma um ônibus para Machu Picchu é o Vistadome, um trem especial para turismo, com teto transparente, através do qual pode-se ver a cordilheira. Com serviço de bordo e refeições refinadas, o Vistadome oferece desfile de moda e mini show folclórico para distrair os passageiros e estimulá-los a comprar as roupas de lã vendidas a bordo.

Os astros do desfile-show do Vistadome

Não comprei roupas, adorei a comida, não levei tombo, ajudei um turista de muletas a subir uns degraus... Vi muita gente comprando roupas, levando tombos, adorando a comida... Descobri que muitos visitantes acreditam que a energia do lugar pode curar problemas de saúde. Espero que estejam certos.

15 comentários:

  1. Minha querida

    Adoro viajar contigo, descreves maravilhosamente, quase que tocamos os lugares...adorei e deixo o meu beijinho com carinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  2. Que viagem fantástica, Carla! Lugares paradisíacos! Prato cheio para grandes aventuras. Belas fotos! Descrição perfeita. Viaja-se lendo!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  3. Querida Carla, tomara você possa viajar muito ainda, para nos contar depois, com toda essa competência. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. oi Carlinha,

    que eles estejam realmente certos,
    acho que a fé opera milagres...
    lindo lugar!!!
    sonho do meu marido...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá prezada Carla, desejo que tudo esteja bem contigo!

    Estas cidades antigas por estes países desta parte sul do globo impressionam pelas construções e localidades. Pois é, você ao vivo se arrisca, mas, vive o momento, e assim me proporciona esta virtual viagem a estes interessantes locais, obrigado por compartilhar, e parabéns pelas postagens!

    E grato por tuas gentis visitas e comentários eu deixo meu desejo que você e todos tenham um viver deveras intenso e feliz, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  6. Minha nossa minha querida amiga Carla. Boa noite amigo Leroy.
    Nossa, que inveja da boa, inveja da branca. Enquanto eu fico por aqui, brincando de viajar, você e o maridão estão só curtindo lugares inesquecíveis que eu espero também possa conhecer.
    Grande descrição da viagem até esse monumento histórico e cultural do Peru.
    É verdade sim, já estamos nos seguindo faz um tempão e espero que possamos continuar assim por muitos e muitos anos e espero um dia conhecer esse casal maravilhoso para trocarmos experiências de viagens.
    Um grande abraço, lembranças minha e do Bolinha. FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Carla, as imagens de cidades abandonadas, causam-me sempre uma angústia, porém admiro quem faz esses passeios com alegria e prazer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Carla teus posts me encantam amiga!
    Se um ia eu tiver grana farei viagens para lugares enigmáticos!
    São os que eu mais amo!
    Essa tua viagem deve ter sido maravilhosa!
    Beijos!

    ps: A história do cemitério no meu blog é verdade, eu juro kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Quero um dia ir a Machu Picchu.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  10. Que lugar lindo, Carla. E ainda tem o bônus de poder curar? Claro que é uma crença, mas não custa nada acreditar. Muito bacana! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Deve ser um lugar de pura energia, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Adorável e instigante viagem, mesmo quando o vento e a chuva tentam disputar a cena.
    Uma semana maravilhosa para você!

    ResponderExcluir
  13. Olá Carla, que tudo esteja bem contigo!

    Passando para agradecer pelo alerta, um deslize destes dedos desacostumados aos teclados pelos três meses longe, e também ajudado pelo sono, enfim, tudo conspirou para que aquela intrusa letra se postasse naquela palavra.

    Não há necessidade de deletar o comentário, pois se nos fazem melhorar, sempre serão importantes!
    Felicidades para você e todos, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  14. OI CARLA CERES!
    DIZEM, SER ESTA REGIÃO, A MAIS ENERGÉTICA DO PLANETA.
    PENSO EM IR LÁ UM DIA.
    ADOREI TUDO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  15. Machu Pichu é um dos lugares que tenho muita vontade de conhecer ainda nessa vida... A propósito, você é uma ótima repórter de turismo, Carla! Merece umas passagens de cortesia para ir visitando o mundo e divulgando suas belezas. Beijo!

    ResponderExcluir