terça-feira, 24 de abril de 2012

Arredores de Cusco

Turistas em Saqsayhuaman - As pedras pequenas são
uma pobre tentativa de restauração.

Nos arredores de Cusco, há muitas ruínas de construções incas importantes.

Estivemos nas ruínas de Saqsayhuaman, fortaleza com três muralhas em ziguezague, construídas com pedras gigantescas. A maior dessas pedras, com 9 metros de altura e 5 de largura, pesa umas 360 toneladas. O ziguezague tornava a construção resistente a terremotos e deixava os invasores sob fogo cruzado. Por estar a apenas 2 Km de Cusco, a fortaleza de Saqsayhuaman teve suas pedras utilizadas pelos conquistadores para erguer as igrejas cusquenhas.

Saqsayhuaman e o que sobrou de suas muralhas
em ziguezague, na foto de satélite do Google

A 7 Km de Cusco, visitamos Qenko e seus altares sacrificiais de pedra. Em geral, as vítimas eram lhamas. Sacrifícios humanos só aconteciam em situações extremas como terremotos, erupções vulcânicas e grandes secas.

Camponesa e sua lhama - o sacrifício atual é aturar turistas

A 11 Km de Cusco, Tambo Machay, meu lugar favorito, era um templo ao deus da água.

Os três canais d`água mantêm o mesmo fluxo o ano todo

Em Tambo Machay, dá para perceber claramente a diferença entre a perfeita técnica inca de assentamento de pedras e os trabalhos feitos em outros períodos.

O lugar tem uma atmosfera muito agradável. O barulho constante da água ecoa nas pedras e mistura-se ao som da tradicional música peruana, que os vendedores de CD tentam vender.

Ninguém visita o Peru sem ouvir diferentes versões de "El Cóndor Pasa" nos pontos turísticos. É "El Cóndor" tango, "El Cóndor" salsa, "El Cóndor" mambo... ouvi até "El Cóndor" rap, rock e bossa-nova.

10 comentários:

  1. Boa tarde, Carla
    Uma coisa há que reconhecer: viagens destas, para lém de constituirem entretenimento, são também (talvez sobretudo...) fonte de enorme conhecimento. Conhecimento que vc, gentilmente, partilha conosco, quer através de magníficas fotos (parabéns ao fotógrafo...) quer através de seu texto.
    Hoje viajei mais um pouco... :)

    Amiga, me desculpe ainda não ter agradecido as suas tão gentis palavras nos posts dos quais lhe mandei os links.
    Vindas de si, na sua qualidade de escritora, são para mim muito valiosas. OBRIGADA!

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Interessantes mesmo os incas. Sempre que leio algo novo sobre eles, espanto-me mais uma vez. Acho que, espiritualmente, também temos nossas fortalezas resistentes a terremotos. Hoje enfrentei um e sobrevivi, mas estou abalada o dia inteiro, espero logo me recompor.
    Fico buscando o nexo entre os mistérios :)
    Obrigada pela amizade!

    ResponderExcluir
  3. Carlinhamiga

    Sou doido por viagens - e por escrever sobre elas. Voltei (ámos) no dia 17 deste mês de uma estadia em Goa e outras Índias de que dei testemunho em curtos testículos - com x... - na minha Travessa do Ferreira que, se quiseres lá ir, comentar e inscrever-te como minha (per)seguidora, ficarei muito satisfeito. E se gostares, podes fazer o favor de avisar as tuas Amigas e os teus Amigos para lá irem também. Obrigado.

    Por isso mesmo, adorei este teu trabalho sobre os incas, onde aprendi umas coisas de que não tinha conhecimento. E aprender, mesmo que seja um pouco, todos os dias é formidável.

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Bom mesmo, seria aproveitar a solidão dessas pedras e meditar...na vida, no passado, nas carências...hein, Carla?rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Huhauahuahua olhando essa lhama ai lembrei do HUANITO que criavamos no nosso criadouro de animais na época da faculdade!
    Um dia ele correi atras de mim e me deu uma cuspita tão nojenta... Morri de rir dele... Todo mundo amava o Huanito!!!!

    Lindas fotos!

    Beijooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lhamo mal-educado, Camila! Dizem que todo camelídeo é cuspidor. Então devemos tomar cuidado com as girafas que podem nos dar uma cuspida gigante lá do alto. :) Beijos!

      Excluir
  6. Olá prezada amiga e escritora Carla, desejo que tudo permaneça bem contigo, sempre!

    Agradecido sempre por tuas tão gentis e elogiosas visitas eu venho por cá admirar mais uma de tuas lembranças compartilhadas. E sempre com belos textos encimados por belas imagens que retratam a história de povos e lugares do planeta!

    Parabéns pelas belas postagens, e obrigado pela amizade e visitas.
    E assim me vou e deixo meu desejo que você e todos ao redor tenham um feliz e intenso viver, grande abraço e até mais

    PS.
    Sobre as imagens, penso que talvez seja por eu gostar de fotografar, nem sempre faço belas imagens, mas sinto muito prazer nos momentos em que as estou realizando e eternizando alguns momentos!

    ResponderExcluir
  7. oi Carlinha,

    lindas fotos,
    estou adorando esse tour pelo Peru,
    e El Condor Pasa é tão importante,que existe até uma música,
    por sinal muito bonita...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Interessante demais adentrarmos por hábitos e costumes distantes e distintos daqueles que estão inseridos às nossas vidas.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Vou dizer: se eu já lhe admirava antes, muito mais agora! Uma pessoa que sabe falar "saqsayhuaman" merece todo o meu respeito!!!

    Mas El condor pasa em bossa... Foi de doer!!! Kkkkkk

    Beijoooo

    ResponderExcluir