quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aquedutos de Nasca

Trecho a céu aberto de um aqueduto com quase dois mil anos

Partindo de Lima, viajamos sete horas, de ônibus, por uma paisagem desértica, até a cidade de Nasca. Sem dúvida foi cansativo, porém não temos do que nos queixar. Era um ônibus de dois andares, confortável, com banheiro, ar-condicionado, comissária de bordo, DVD, comida deliciosa, dois motoristas se revezando... E não era exclusivo para turistas. Qualquer um pode ir à rodoviária de Lima, comprar a passagem e embarcar, mas antes precisa passar pela polícia, que vai pedir documentos (o R.G. brasileiro serve), revistar bolsas, mochilas e o próprio passageiro com um detetor de metal portátil.

Calma, que os procedimentos de segurança ainda não acabaram! Depois de todos os passageiros embarcados e em seus assentos, um policial entra com uma pequena câmera digital e filma um por um.

Parece opressivo? Não é. A polícia peruana é simpática com os turistas. Quando entendi que esse procedimento se repetiria em todos os ônibus intermunicipais que eu tomasse, fiquei à vontade e até dei tchauzinho pra câmera. O policial morreu de rir.

Graças a aquedutos subterrâneos, construídos pela engenhosa civilização Nasca, a atual cidade de Nasca sobrevive. Esses aquedutos têm alguns trechos a céu aberto, depois mergulham novamente no subsolo, para evitar que a água se perca por evaporação. Nunca seguem em linha reta, mas de forma levemente sinuosa, para diminuir a velocidade da água em épocas de cheia. As paredes são inclinadas para fora, para resistir a terremotos.

A água é tão limpa que tem peixinhos nadando em todo o percurso

Água e peixes voltando pra dentro da terra

Para ventilar a água em sua lenta viagem subterrânea, os Nascas construíram muitos poços em formato de caracol. É possível caminhar pelos aquedutos, indo por baixo da terra, de um poço a outro.

Um dos muitos poços em caracol

Outro poço para manter a água fresca

Descendo à boca do poço, pra ver os peixes tomando sol. :)

Esta madeira nunca precisou ser reposta. Virou pedra.

Lamento informar que turistas não podem andar por dentro dos aquedutos. É compreensível. Eu também não ia gostar que um monte de gente pisasse na minha água e tropeçasse nos meus peixes. Somente os funcionários encarregados de manter os dutos limpos fazem esse passeio de vez em quando.

Os poços vistos pelo satélite. Foto do Google Earth.

13 comentários:

  1. Oi Carla,

    além de engenhosos, achei fabulosos. Tua câmera também captou bons ângulos.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Carla. Puxa vida, faz tempo que não passo por aqui. Mas hoje, assim que vi que tinha voltado das férias vim correndo colocar as notícias em dia. Voltou de férias dia 4 de janeiro e nem avisou né... Mas tudo bem, curti cada foto e aprendi um pouco sobre Lima. Quando eu chegar lá um dia vou logo pedindo um chá de COCA. Com certeza, pela beleza das fotos, tuas férias foram memoráveis e serão inesquecíveis. Um dia, depois de parar de andar de motor home vou dar um passeio por lá. Espero não sair veio nas filmagens dos policiais. Acho que essa revista deveria ser adotada também aqui Brasil. Todos iríamos viajar mais seguros e tranquilos. Parabéns pela viagem e obrigado por repartir esses momentos maravilhosos conosco. Estava com saudades de você. Voltarei para acompanhar mais relatos desse paraíso chamado LIMA. Um grande beijo. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Que fotos lindas, Carla! E, sua narrativa me fez viajar, ainda que mentalmente... A biodiversidade é levada a sério, mesmo! Parabéns pelo relato.
    Abraço da Célia.

    ResponderExcluir
  4. Carla que espetáculo estas imagens, dá muita vontade de conhecer....Bjks.....Gil

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosooo, adorei!
    Claro que é compreensivel turista nao poder andar por la... Acho que ninguem pode né?! Só os resposnsáveis mesmo!
    bjos Carlaaa!

    ResponderExcluir
  6. Oi, amiga Carla, mais uma vez você aumentou o meu QI. Legal sua narrativa. Beijo carinhoso!!!

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Carla, boa tarde. Chove nesse exato momento aqui em Ingleses, uma chuvinha fraca, gostosa, é gostoso ouvir seus pingos suaves batendo no telhado do motor home. Bolinha dorme aos meus pés enquanto que aproveito para dizer que bom que reatamos nosso contato. Obrigado pela tua amável visita em meu diário. Um abraço no maridão mais sortudo do mundo, kkkk. Um grande beijo, FIQUE COM DEUS. Tenha um ótimo restante de semana.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida

    Imagens maravilhosas, deve ser uma maravilha ver ao vivo.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. Oi querida amiga Carla. Eu já batizei uma praia, bem pequena e que fica entre Jurerê e Canasvieiras de PRAIA DO BOLINHA, KKK, até parece que você adivinhou né... Inclusive numa das minhas postagens falei nisso, kkk. Lugares maravilhosos sem dúvida, assim como os que você conheceu durante suas férias. Retribuo o abraço do maridão. Ontem de noite conheci pessoalmente nossa amiga virutal Imaculada.Também tive o prazer de conhecer seu marido Jaime, a filha Michele, o genro Fernando e o neto Luís Fernando.Foi muito legal. Já é a segunda amiga virtual que se transforma em amiga real. A primeira foi a Alê, de Irany. Um grande abraço em todos vocês. FIQUEM COM DEUS. Tenham um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Sempre bom viajar, não amiga???
    Conhecer novos recantos e culturas...
    Deixar a alma captar cada detalhe...
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, muito legal!*-*
    Tenha um ótimo fds, bjus...

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia e achei da hora, principalmente com essa rica narração sua. Aliás, ouvi hoje a leitura de um texto seu sobre cinema na rede educativa, gostei e depois confirmei que só podia ser seu. Abç

    ResponderExcluir
  13. Oh, God, cada vez mais morro de vontade de ir ver tudo isso de perto1 Mas se eu não for, posso até dizer que fui, pois seus relatos estão precisos, detalhados e com fotos MUITO BOAS!!! Você está de parabéns, viu?
    Bjoooo

    ResponderExcluir