quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Um Brinde Peruano

Oi, gente querida! Tudo bem com vocês?

Eu estou ótima. Acabei de voltar do Peru. Que país incrível!

Estejam avisados de que vou falar sobre a viagem por uns meses.

Pra começar, um brinde com Pisco Sour, o drink de boas-vindas que nos esperava em todos os hotéis (e ficamos em quatro hotéis diferentes, o que já garante um pré-pilequinho razoável).

Pisco, suco de limão, clara de ovo batida, 
xarope de açúcar etc. e tal

Pisco é uma aguardente feita de uva. O Pisco Sour lembra uma caipirinha com um colarinho de clara espumante. É doce e alcoólico o suficiente para subir feito um foguete. A polícia peruana revista as malas para saber se algum passageiro inconsequente resolveu levar um Pisco Molotov que possa pôr em risco o voo.

Mas há bebidas mais leves. Quem gosta de cerveja tem que experimentar uma Cusqueña.

Tem da clara e da escura. Ambas ótimas, segundo meu marido.

Pros fãs de refrigerantes, a Inca Kola é indispensável. Bate a Coca-Cola na preferência do povo peruano. E olha que a Coca fez de tudo pra vencer essa guerra. Como não conseguiu, apelou e comprou 49% da concorrente Inca.

Na minha opinião, tem gosto de chiclete efervescente

Sim, a Inca Kola é tradicional (existe desde 1935), mas é industrializada. Quer um refresco diferente? Opte pela chicha morada (pronuncia-se tchítcha moráda). É feita com milho morado, um milho peruano, bem escuro. 

Mas preste atenção: se pedir só chicha, sem dizer o morada, vão te dar uma cerveja andina, de milho.

Refresco meio sem graça. Prefiro Inca Kola.

Quer algo diferente e cheio de calorias? Peça um suco de lúcuma, uma fruta que lembra o gosto de abacate, melão e manga misturados. É delicioso. Mas a maravilha mesmo é o sorvete de lúcuma.

Fruta muito doce, com semente de uns três centímetros

Ah, sorvete de lúcuma com chocolate é uma invenção dos deuses.

Tá certo, exagerei um pouquinho. Ainda mais porque os deuses deram algo ainda melhor aos andinos: a folha de coca. Em forma de chá, bala, ou mascada in natura, a folha de coca diminui a fome, a sede e o cansaço. É boa para a digestão, cura dores de cabeça e o mal de altitude, que acomete muitos turistas. Não vicia nem é alucinógena. Folha de coca não é cocaína, mas é um estimulante poderoso. Uma única folha equivale e quatro xícaras de café.

O gosto não é dos melhores, mas faz milagres

Quem vai só a Lima não precisa de chá de coca, mas quem chega a Cusco, por exemplo, deve tomar uma xícara logo no hotel e tirar uma soneca de duas horas. Aí estará pronto pra subir montanha feito uma lhama.

12 comentários:

  1. oi Carlinha,

    já estava com saudades,
    que delicia viajar e conhecer outras civilizações e costumes,
    meu filho vai em julho,
    mas vão numa turma de mochilão,
    trem da morte e tudo mais está no roteiro...
    vou adorar ser sua acompanhante nos relatos...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mulher, vc experimentou tudo??? Eu já sei que não vou nessa, mas desejei foi trazer um tanto de folhas de coca pra ficar ligadona aqui... ou quem sabe uma mudinha pro meu jardim de varanda??? hahahaha

    Beijo, e pode falar da viagem por meses a fio, eu vou adorar!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carla. Saudade! Adorei menina.... tanta informação, me senti no Peru saboreando tudo. O qui me deixou curiosa é milho escuro? Vc é fantástica amiga. Bjos! Um ano novo maravilhoso pra vc.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk Lamento, meninas, é proibido trazer produtos agrícolas e/ou alimentícios pro Brasil. Bem que eu gostaria de trazer uns milhos diferentes.
    Tem um que é branco, doce e gigante, cujas sementes medem uns três centímetros. Há, no mínimo, doze variedades em termos de cores, tamanhos e sabores.

    ResponderExcluir
  5. Carla, já vi tudo, por alguns meses vamos ler seus textos com água na boca, é isso! Que bom que você voltou, é um prazer estar por aqui.
    Feliz 2012, muita saúde e paz para você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lendo sua narrativa, Carla, me deu vontade de comprar passagem pra lá, amanhã mesmo...Vou aguardar mais detalhes dessa viagem, tá? Beijão, saudades!

    ResponderExcluir
  7. Minha querida

    Voltaste e carregada de coisas boas...espero e desejo que 2012 seja um ano cheio de amor e paz.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  8. Você falou do Inca Kola, me lembrei do refrigerante campeão de vendas do Maranhão: o Guaraná Jesus. Em Belo Horizonte, o refrigerante tradicional que só existe lá é o Mate-Couro. Bebi esse último, mas o Guaraná Jesus um dia eu tomo, se Deus quiser... :)

    ResponderExcluir
  9. Ei, Carla! Já vi que vou gostar de todos os relatos de viagem! Beijo pra você!

    ResponderExcluir
  10. E comidas? O que você comeu que indicaria?
    Estaremos lá no feriado de 1 de maio. Estamos ansiosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Réveli! Eu indicaria os peixes e frutos do mar. O sorvete de lúcuma, vocês têm que provar. Os milhos e feijões também são ótimos. E tem os outros cereais, inclusive em doces. São gostosos e saudáveis. Não comi porquinho-da-Índia nem filé de alpaca porque fico com pena dos bichinhos. Quem provou gostou. A comida peruana costuma ser muito boa e barata. Divirtam-se! Beijos!

      Excluir