Túmulos abertos do cemitério pré-hispânico de Chauchilla,
a 30Km de Nasca, Peru
Atenção, pessoal! Quem não quiser ver as múmias pode pular esta postagem, pois vou mostrar fotos do enorme cemitério de Chauchilla, onde se encontram cerca de 200 túmulos da cultura Nasca.
O cemitério foi descoberto no início do século XX. Saqueadores levaram peças de cerâmica, tecidos e até algumas múmias. Atualmente, muitos túmulos encontram-se abertos, com uma cobertura de palha para proteger as múmias do sol.
Os nascas acreditavam na vida após a morte. Enterravam as múmias em posição fetal, para um futuro renascimento. Pessoas de poucas posses ficavam em túmulos individuais, com tudo de que poderiam dispor na próxima vida: alimentos, utensílios de cerâmica, ferramentas, instrumentos musicais. Os ricos também levavam consigo pertences valiosos, escravos e animais de estimação.
Assim é a superfície de um túmulo intacto
A tecelagem nasca atingiu um alto grau de desenvolvimento. Cada múmia era envolvida em dezenas de metros de tecido com ricas cores e padronagens. Depois era recoberta com um tecido de algodão cru. Por fim amarravam esse fardo funerário com cordas. Os ladrões de túmulos levavam o tecido precioso e abandonavam os corpos a céu aberto.
Todas as múmias têm o rosto voltado para o nascente
Múmia poderosa, com acompanhantes e mini milho pra viagem
As cores e franjas dos tecidos se conservaram
Um tecido nasca vale milhares de dólares no mercado negro
Há túmulos impressionantes com inimigos esquartejados, bebês vítimas de sacrifícios e até a múmia de um papagaio. Preferi não postar essas fotos, mas, para finalizar, aí vai uma prova da contribuição dos turistas ao cemitério de Chauchilla:
Fardo funerário intacto, com um pacote de salgadinho ao lado
O pacote de salgadinho está vazio, prova de que a múmia aceitou a oferenda moderna, comeu e voltou a dormir.
Oi, Carla,
ResponderExcluirQue interessante seu post!
Os fatos sobre essa civilização realmente são cheios de mistérios, uma lástima tudo estar assim a céu aberto, ou em contato com poeira, fungos, bactérias....etc
Nesse local,já que parece não ser habito, deveria haver um moderno museu.
Você teve muitas aventuras de conhecimentos "in loco", Parabéns!
Abraço,
Sandra
Muito obrigada, Sandra!
ExcluirLá tem um museuzinho muito simples.
Ainda bem que não chove. O governo peruano está lutando contra o comércio ilegal de artefatos arqueológicos, mas o país é muito grande e relativamente pobre, o que dificulta o trabalho.
Beijos!
Boa noite querida amiga Carla. Cada civilização tem seus costumes, suas crenças... esta nos proporcionando uma aula sobre eles. Até na morte os poderosos querem levar seus escravos...tem cada uma nesse mundo... A lancha da foto é de remo... igual um caiaque... Bolinha quarta volta no veterinário para uma avaliação... espero que já esteja curado... Abraços no maridão. Beijos. FIQUE COM DEUS. Bolinha manda uma lambida na pontinha do nariz. kkkk (esse Bolinha não é fácil não)
ResponderExcluirValeu, Clemente! O Leroy e eu estamos torcendo pelo Bolinha. Abraços!
ExcluirJá pensou se tudo fosse verdade? Eu me refiro às crenças dessas civilizações antigas... O que você ia querer que colocassem no seu túmulo, pra usar na outra vida? Comecei a pensar, tô ainda pensando... menina, essa escolha é difícil pra dedéu!!!
ResponderExcluirOi, Regina! Meu marido já disse que levaria o computador, baterias e ferramentas. Eu levaria o marido e anticoncepcionais porque procriar no além é dose. :) Beijos!
Excluiroi Carlinha,
ResponderExcluirnossa que impressionantes as fotos,
já disse em outro post seu,
que admiro a sua coragem,
eu pelo contrário não teria essa vontade de conhecer esse cemitério não...rsrs
passaria bem longe!!!
mas adorei saber mais da cultura,
você é brilhante,
e tudo vou mostrando pro meu filhote!!!
beijinhos
Legal, Rô! Seu filho vai adorar o Peru. Tem muitas coisas vivas e interessantes por lá. Vou mostrar algumas no próximo post. Beijos!
ExcluirAmei seu post! Muito interessante mesmo!
ResponderExcluirGosto muito dessas coisas, apesar de algumas pessoas acharem estranhas.
Fico imaginando como era a vida dessas pessoas....
Grande Beijo. Se puder, visite meu blog ^^
Que coisa estranha esses túmulos abertos. E que infantilidade levarem consigo esses utensílios. Enfim, cada povo com suas crenças e costumes. Carla, sem você, eu não tomaria conhecimento dessas coisas. Beijão, viu?
ResponderExcluirCarlaaaa, primeiro, vou ignorar esse salgadinho ai na ultima foto (tenho nojo de turist porco)!
ResponderExcluirQuanta foto maravilhosa, vc me mandaria outras no email e até essas! Quero ampliar e ver melhor! É pedir muito?!
É que sou simplesmente apaixonada por mumias!
Se puder: kmilla.monteiro@gmail.com
Beijoooooooooo!
Xacomigo, Camila. Vou mandar uma porção de múmias ampliáveis pra você. Beijos!
ExcluirSempre é muito interessante conhecer outras culturas e saber o que elas significam aos seus, pois este é um exercício fabuloso para nos livrarmos do etnocentrismo que quase sempre nos assola.
ResponderExcluirEsta tua viagem deve ter sido fascinante, amiga.
Um grande abraço
Não pude deixar de me impressionar com o comentário da Camila (a nossa amiga que gosta de vampiros), agora descobri que além disso ela é apaixonada por múmias, rsrs. Brincadeiras à parte, confesso que as imagens chocam,ao mesmo tempo mostram com perfeição os costumes desse povo. Ao vivo devem ser bem mais emocionante ve-las, certamente!
ResponderExcluirBeijos
A Camila é bióloga, Néia. Acho que vai fazer uma pesquisa sobre a interação múmio-vampiresca. :) Beijos!
ExcluirPublicação interessante e intrigante com final tão surpreendente quanto surreal.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Carla! menina vc é incrivel...rsrsrsrs. Muito interessante e macabro. Gostei! Más arrepiei. Obrigada sempre pelo carinho! Bom fim de semana. Bjos carinhosos!
ResponderExcluirQuerida amiga
ResponderExcluirGostei imenso desta sua descrição.
Não gosto de visitar catacumbas (recuso-me terminantemente a fazê-lo!) mas gosto de ver múmias e saber os costumes daqueles tempos.
Na última imagem, o pacotinho de salgadinhos teria caído acidentalmente ou seria mesmo oferta??? É que, se foi oferta, ficou faltanto a cervejinha :))) (não vai chamar-me hereje, pois não???)
Bom domingo. Beijinhos
Tem razão, Mariazita, faltou a cerveja. Se bem que encontramos um copo plástico em outra tumba. Talvez as múmias tenham dividido as oferendas. :) Beijos!
ExcluirInstigante, muito instigante!
ResponderExcluirUm abraço, Carla.
Oi querida amiga Carla. As cores do mercado realmente são algo diferente, acho que ficaria muito bem no meu cabelo, talvez um dia desses siga tua sugestão, kkkk. Mas acho bom esperar deitada viu, vai demorar. Bolinha ao que parece esta bem, só quando vai no sol não consegue manter a vista aberta, não sei não. Um grande beijo, um ótimo domingo, abraços ao maridão Leroy. FIQUEM COM DEUS.
ResponderExcluirMinha querida
ResponderExcluirMais uma interessante viagem pelas imagens e palavras, adorei e deixo um beijinho com carinho.
Sonhadora